sábado, janeiro 03, 2009

Filme do Ano 2008

Depois do interregno de um ano, o Falcão e Comparsas volta mais uma vez a eleger o Filme do Ano! Em 2006, Matchpoint foi o grande vencedor desta eleição, mas 2008 foi também um ano de bom cinema, e apesar de não ter ainda visto todos os filmes nomeados, estas são as películas que constam em quase todas as listas de melhores do ano. Desde blockbusters como O Cavaleiro das Trevas, passando pela adaptação ao cinema de Ensaio sobre a Cegueira e pelas obras com a marca dos irmãos Coen (Este País Não É Para Velhos e Destruir Depois de Ler), todos têm lugar nesta lista de nomeados. Temos também o cinema de animação com Wall-E, o de fantasia com Sweeney Todd e duas comédias de estilos completamente diferentes (Juno e Tempestade Tropical). O cinema brasileiro regressou em força (Tropa de Elite) e temos também dois grandes filmes europeus (A Turma e Gomorra). E não nos podemos esquecer de o Lado Selvagem de Sean Penn, de mais uma obra-prima de PT Anderson (Haverá Sangue) e da surpresa In Bruges.
Votem em consciência naquele que mais gostaram... Não se esqueçam que o vencedor vai ser galardoado com o Falcão de Ouro!





Saudações de um Comparsa

11 comentários:

Ariadne disse...

Não é nada fácil votar no melhor... Vi praticamente todos da lista: Ensaio sobre a cegueira, Destruir depois de ler, O lado selvagem, Juno, Haverá sangue, Sweeney Todd, Wall-e e Este país não é para velhos; e gostei bastante de todos... Mas pronto, vou eleger Este país não é para velhos, pelos actores e pela intensidade de cada momento do filme.

Ariadne disse...

Aliás, o Juno decepcionou-me. Ouvi falar tão bem, que estava à espera de melhor.
Esqueci-me de elogiar o último Batman. Apesar de ser uma grande fã dos Batman do Tim Burton e do seu toque fantástico, gostei bastante do realismo deste.

Augusto disse...

Pois eu adorei o Juno... Ainda não vi o Batman, porque quero visualizar primeiro o anterior. Também não vi o Ensaio sobre a cegueira nem o Wall-E. Apesar de catalogado como excelente, cinema de animação não me puxa...
E o meu voto também foi para Este País Não É Para Velhos, que entrou directamente para o meu top-10!

Saudações de um Comparsa

Tami disse...

Ensaio Sobre A Cegueira! Sem Qualquer Dúvida!

Tami disse...

E a seguir... Este País Não É Para Velhos!
Beijinhos, Pedro Augusto.

Zecapah disse...

Quanto a mim o melhor filme do ano foi "into the wild", uma história de vida incrível, com uma banda sonora também muito boa, que ainda hoje não m canso de ouvir.

Filipe Machado disse...

Apesar de tudo, tenho de premiar o The dark Knight como o melhor filme do ano! Augusto, Leivei o teu link para colocar no Additional Camera! Abraço!

Hugo disse...

eu ainda vou ter de ver mais dois ou três filmes da lista para poder votar...
Até quando é a votação?

Augusto disse...

Estou a pensar deixar a votação até ao final do mês de Janeiro...
Também me vai dar tempo para ver o Batman, porque me parece que, em princípio, vou ter que falar do filme. É o líder, até este momento, com 10 votos, seguido de perto por Haverá Sangue, com 8.

Saudações de um Comparsa

Hugo disse...

Acabei por votar no Blindness...
Fico triste por ainda ng ter votado no wall-e, que é tão lindo!

saudações e não se eskeçam caros comparsas:
Se estão fartos de levar no cú,
deixem-se de merdas
e votem na CDU!
EHEH

Zoran disse...

Ninguem vota no WALL-E :(
É o problema dos filmes de animação...nunca ninguem os leva a serio. E tem mais arte que muitos dos restantes nomeados..