sexta-feira, janeiro 26, 2007

Pinhel Falcão, Guarda-Mor de Portugal

Caros Comparsas



Numa zona planáltica em plena Terra Fria, a norte da Serra da Estrela, junto à fronteira com Espanha situa- se a bicentenária cidade de Pinhel, localidade donde vos falam estes vossos Comparsas.

Povoação muito antiga, (calcula-se que tenha sido fundada pelos Túrdulos em 500 a.c.), nela viveram ao longo do tempo, Túrdulos, Vetões, Romanos, Suevos, Visigodos e Muçulmanos e desde tempos remotos, a população que se fixou nesta região imprimiu-lhe um cunho único por entre vinhedos, searas e olivais.

Recebeu o 1º foral em 1191, pelos Frades de Santa Maria de Riba Paiva, em nome do rei D. Afonso Henriques, um segundo em 1209 por D. Sancho I, e um foral novo em 1510 por D.Manuel I.


Elevada a cidade por D.José I em 1770, Pinhel apresenta inúmeras marcas de poderios passados, possuindo um vasto património edificado de grande interesse artístico e arquitectónico revelado, nos Castelo, no pelourinho, nas muralhas, nas igrejas, capelas, fontes, cruzeiros, palacetes e solares com brasões.


As actividades económicas mais significativas são o pequeno comércio, a pequena indústria, a exploração de granitos e claro a agricultura, na qual se destaca a produção de vinhos.


Para descontrair, vale sempre a pena provar os petiscos tradicionais da "Tasca da Carolina", e passar pelo Espadarte e Bar a Fábrica beber uns digestivos, umas imperiais ou até umas taças do nosso excelente vinho.

Proponho assim aos leitores uma visita à nossa cidade, onde outrora viveram guerreiros, que em plena Batalha de Aljubarrota capturaram o Falcão Real da Castela, sendo logo agraciada pelo Mestre de Avis com o honroso epíteto: Pinhel Falcão, Guarda-Mor de Portugal.
Apreciem as fotos...
Saudações de um Comparsa



5 comentários:

Ariadne disse...

... que nostalgia!

Digam lá se é ou não é das mais belas cidades de Portugal? Para mim é a mais bela, sem dúvida...

Saudações Pinhelenses*

Davidoff disse...

"Ao vinho da nossa terra

Deram-lhe o nome João,

Também reza a história

Que roubámos o falcão,

Era a mascote do rei

Castelhano por sinal,

Com a perda da batalha

Ganha a independência

Portugal."

Augusto disse...

Tens razão. A nossa cidade é linda. Belo trabalho, comparsa

Manuel disse...

É muito bom gostarmos da nossa cidade-mãe...

Penso que voçes têm boas razões para isso. Eu também gosto muito da minha Lisboa. Atenção que a minha Lisboa não é a Amadora ou Moscavide...

Até depois.

Unknown disse...

Se as saudades se afogassem, todos os pinhelenses já as tinham afogado com o seu vinho.Assim, estamos condenados e beber esse nectar para nos mantermos vivos.