quinta-feira, maio 10, 2007

Focus / Ekseption

Caros Comparsas

Há bem pouco tempo tive a felicidade de conhecer duas bandas históricas nos Países Baixos. Até hoje todo o universo da música holandesa que me rodeava restringia-se aos Within Temptation, (que aproveitaram a porta aberta pelos Evanescence para se afirmarem como êxitos de venda, apesar de serem pioneiros no género e certamente referência para os norte-americanos) e a Ludwig van Beethoven, que apesar de ser genuinamente alemão, tem descendência holandesa!

Sendo um país com uma política extremamente liberal e sendo um terço da sua população não religioso, a Holanda é um paraíso para aqueles que adoram praticar o que é proibido mas que se pode fazer. E a música parece ter seguido esse espírito liberal...
Os Focus e os Ekseption iniciaram-se no mundo da música no final dos anos 60, ambas bandas de rock progressivo e sinfónico, destacaram-se pelas brilhantes composições e improvisações instrumentais nos seus temas.
Com várias influências eruditas, os Ekseption encarnam uma verdadeira orquestra electrónica em palco misturando o lado clássico da música com o psicadelismo progressivo. A banda era composta por um trompetista, um saxofonista-flautista (simultaneamente), um percussionista, um baixista e pelo irreverente Rick van der Linden que interpretava tudo o que tivesse teclas :) Chegaram a ter um vocalista em dois álbuns, mas a ideia foi abandonada pois toda a essência da banda era instrumental. O tema que podem apreciar em vídeo é uma adaptação da obra Badinerie naar Suite No. 2 in B-Minor de Johann Sebastian Bach!
Também iguais em excentricidade e mestria os Focus são considerados o melhor colectivo holandês dos anos 70. Liderados pelo organista e flautista Thjis van Leer a sua música sem regras era de uma originalidade e exclusividade extraordinária, contendo também referências clássicas. Actualmente ainda no activo, a formação passou por muitas mudanças, mas não perdeu a energia de há 35 anos atrás. Os temas a que poderão assistir no vídeo são os seus dois grandes êxitos, estejam atentos à extensão vocal de Thjis van Leer.
Convido-vos então a conhecer estas duas pérolas holandesas que me fizeram reforçar a preferência pelos anos 70 como a minha década preferida da história da música.

Saudações de um Comparsa



3 comentários:

Hugo disse...

Aposto k estes malucos compuseram as musicas nalgum dqakeles cafes k os holandeses tem e k nos tanto invejamos, porque a inspiraçao tem de vir de algum lado.
simplesmente fantastico

Ariadne disse...

Grande atrevimento dos Ekseption ao fazerem uma adaptação de Bach, mas de facto resultou muito bem.
Os Focus também são muito fixes. De facto os anos 70 a nível musical foram fantásticos: Pink Floyd, Led Zeppelin, Genesis, Camel, King Crimson; e estas são as que eu conheço melhor... O que me faltará ainda conhecer...

Saudações de uma comparsa*

Augusto disse...

Gostei bastante das duas, mas especialmente dos Focus. Belos intérpretes, sem dúvida. Mas falando em holandeses, duvido que não tenhas ouvido também os The Gathering, que não chegaram a atingir a popularidade dos Within Temptation, claro.