sexta-feira, abril 13, 2007

Marillion

Caros Comparsas

Formados em 1979, os Marillion constituem um ícone na história do rock progressivo dos últimos 25 anos. Inspirados por lendas como os Genesis, os Yes, os Van der Graf Generation e os Pink Floyd, a banda começou por chamar-se Silmarillion. Mas problemas com a família do escritor J.R.R. Tolkien (uma das suas obras tem como título Silmarillion) fez com que o nome do grupo encurtasse para apenas Marillion. A constituição da banda foi altamente rotativa nos primeiros anos apenas se tendo mantido o guitarrista Steve Rothery. Em 1983 lançam o seu primeiro álbum Script for a Jester's Tear, iniciando-se assim a primeira era da banda, liderada pelo vocalista Fish, com o qual compuseram sucessos como Garden Party, Incommunicado, Kayleigh e Lavender. Depois de mais três álbuns originais, Fish decide seguir uma carreira a solo, e o quinto álbum da banda A Season's End (onde está incluído o sucesso Easter) contou já com a voz do actual vocalista Steve Hogarth marcando o início da segunda era da banda. Com os restantes elementos Steve Rothery na guitarra, Pete Trewavas no baixo, Mark Kelly nos teclados e Ian Mosley na bateria, os Marillion revigoraram o seu som, criaram a sua própria editora, o seu próprio estúdio e lançaram mais nove álbuns de originais, sendo hoje a banda britânica com mais discos gravados. Das suas obras irei destacar o majestoso Brave ( o meu preferido), o excelente Marbles e o fabuloso último álbum Somewhere Else lançado este mês, que será apresentado a 16 de Abril no Europarque em Santa Maria da Feira, e a 17 de Abril na Aula Magna em Lisboa. Este Somewhere Else que já tive o privilégio de ouvir, é considerado por muitos o melhor álbum dos Marillion, provando que com 25 anos de carreira e depois de 14 álbuns, a banda continua a superar-se a si própria. Faltar-lhes-á talvez o reconhecimento e a aclamação do grande público....

Poderão assistir aos vídeos dos temas que referi como sucessos carregando no nome dos mesmos. Na página deixo-vos com a interpretação ao vivo dos brilhantes The Great Escape e Living With the Big Lie pertencentes ao álbum Brave.

Saudações de um Comparsa


7 comentários:

Ariadne disse...

Eu e o camarada já temos lugares marcados... Na terça feira lá estaremos na aula magna a representar o falcão e seus comparsas... Espero que seja um grande concerto.Depois venho contar como foi.

Saudações de uma Comparsa*

... disse...

Estou contigo!
É a minha banda favorita.
E realmente o BRAVE é uma obra-prima só ao alcance de alguns.
Comprei agora o DVD e cada vez gosto mais daquilo.

Ariadne disse...

Grande espectáculo... O Steve Hogarth tem uma grande presença em palco, é muito engraçado.

Foi pena sentir-se a inércia do público em relação às músicas do novo álbum... Mas foi uma forma de o ficarem a conhecer.

Grande música, a Living with the Big Lie...

Saudações de uma Comparta*

Hugo disse...

Ganda concerto, só foi pena n terem tocado só músicas do novo album.tocaram uma chamada beautiful,fds k bela trampa,mas mesmo assim gostei de quase todas(ja que a maioria era do novo album)ehehe.

Nelinha disse...

Grande banda e grande concerto sem dúvida, esperemos que voltem brevemente!

Pergunto-me se já conhecem o clube de fãs oficial dos Marillion em Portugal: a Web Portugal (http://www.marillionados.com/).
Se não conhecem, visitem e ajudem a fazer a diferença quando se trata de trazer os Marillion de novo a Portugal.

Ah e já agora aproveitem também a promoção de Natal e juntem-se a nós... há direito a lugares privilegiados em concertos e a receber 2 fanzines anuais (produzidas por nós, em português com entrevistas exclusivas aos elementos da banda, etc.), newsletters, 1 CD exclusivo de Natal com mensagem divertida da banda e sempre uma musiquinha a propósito. :) Qualquer dúvida entrem em contacto.

Saudações Marillionadas e feliz Natal! :)

Phil_Cat disse...

E as Listening Parties, Nelinha? Esqueceste-te de mencionar estas reuniões em que os Marillion vêm tocar para e conviver com os membros do Clube de Fãs, exclusivamente. Se só isso não é razão para pertencer, não sei o que é... ;)

Ariadne, e os concertos H Natural (Hogarth a solo ao piano), já viste algum? Têm um ambiente sensacional! Houve um em Julho deste ano e outro no ano passado, ambos na zona norte do país, organizados por membros do Clube de Fãs.

Juntem-se a nós, novos fãs de Marillion são sempre bem vindos! :)

Phil_Cat disse...

Para os apreciadores de Marillion, fica a informação que poderão ver o Steve Hogarth ao vivo no dia 5 de Setembro de 2008, no Santiago Alquimista em Lisboa. O concerto é organizado pela WEB Portugal, Clube Oficial de Fãs de Marillion. Para mais informações e reserva de bilhetes, consultem http://www.zm-art.com/marillionados/hnatural2008. Passem a palavra a amigos!