terça-feira, janeiro 23, 2007

Children Of Men - Os Filhos do Homem


Vi este fim de semana aquele que considero um dos melhores filmes de 2006. Em 2027, o planeta está em vias de extinção, tudo porque a humanidade não se consegue reproduzir. Em Londres, Theo Faron (Clive Owen - O Infiltrado), um inglês comum torna-se no unico salvador da humanidade quando a sua ex-mulher (Julianne Moore - Magnólia), uma activista lhe pede ajuda para salvar uma rapariga que conseguiu engravidar. Agora, Theo terá que proteger Kee (Claire-Hope Ashitey - Shooting Dogs), e o seu bébé, para salvar a humanidade do caos e da extinção. Michael Caine (Batman - O Ínicio), Chiwetel Ejiofor (O Infiltrado) , Charlie Hunnam (Rebeldes do Bairro) e Danny Huston (O Fiel Jardineiro) completam o elenco deste filme realizado pelo mexicano Alfonso Cuaron realizador do excelente “E a Tua Mãe Também”. Diga-se desde já que há muito tempo não lia reacções tão dispares a um filme como a este “Os Filhos do Homem”. Por um lado aqueles que acham que o filme é um desfile de lugares comuns que remetem para o thriller convencional, no qual a premissa do filme poderia ter sido melhor explorada e em que toda a informação nos é dada de mão beijada não deixando espaço a reflexões mais profundas sobre a ideia central do filme, a de que a pouco e pouco caminhamos para a extinção muito por nossa própria culpa. Eu por outro lado considero que o cinema existe acima de tudo para divertir. E nesse aspecto “Os Filhos do Homem” satisfez-me em absoluto. Este é um filme difícil de encaixar num só género. Desde o thriller de ficção científica, ao filme de acção possuindo mesmo uma forte componente dramática. É essa diversidade que nos prende a atenção do primeiro ao último minuto. Temos aqui um futuro convincente, cheio de pormenores e referências que me irão por certo obrigar a rever o filme num futuro próximo. A fotografia é excelente e a banda sonora (muito ecléctica) é imperdivel com nomes como Deep Purple, King Crimson ou Jarvis Cocker. Saliento ainda a extraordinária performance de Michael Caine no papel do velho hippie Jasper, hilariante. O cinema é isto mesmo e o facto de um filme provocar reacções tão diversas só prova que é impossível ficar indiferente a “Os Filhos do Homem”. Vejam e deixem os vossos comentários.
Mais informação em: http://www.imdb.com/title/tt0206634/
Saudações de um Comparsa
Trailer:

6 comentários:

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Uma salva ao primeiro post Comparsa Zoran. Esperemos que começe a ter assiduade na sua contribuição.
Só nos falta a Comparsa Ariadne começar a contribuir com as pérolas da literatura

Saudações de um Comparsa

Davidoff disse...

Ohhhhhh q surpresa!! Seja bem vindo!
Também já vi este filme, quando estreou e posso dizer que adorei. Mas como referiste as opiniões diferem bastante. Por exemplo quem me acompanhou nessa ida ao cinema simplesmente não gostou... Abraço

Ariadne disse...

Ainda não tive oportunidade de ver este filme, mas com certeza que ocuparei um pedaço do meu tempo para o ver...

Podes esperar por um post meu, Comparsa Mohammed... Assim que possa, presentear-vos-ei...

Saudações de uma Comparsa*

Augusto disse...

As boas vindas aos novos comparsas. Afinal não custa nada...
Keep it coming

Anónimo disse...

É aquilo que te estou a dizer neste preciso momento: com uma análise destas, não posso dizer mais....é de facto um filme que me surpreendeu, não conhecia nada deste filme até que o vi contigo. E pronto, é assim, as ideias que referes no teu post são precisamente as que eu partilho. Aquele abraço jovem!

El Che

Anónimo disse...

P.S.: Vamos continuar com participação! Convicção! E muita, muita ALEGRIA :)

El Che



estrelavermelhadoladodaserra.blogspot.com