segunda-feira, janeiro 29, 2007

Battlestar Galactica

Após o fenómeno "Guerra das Estrelas", a aventura espacial estava em evidência no final da década de 70. Surgiu por isso, uma série repleta de efeitos visuais e batalhas no espaço: "Battlestar Galactica" .


25 anos após esse clássico televisivo, Ron Moore fez sensíveis mudanças na história e esta regressou com uma minisérie de 2 episódios em 2003. Um ano depois, o seu sucesso levou à criação de uma série completa de TV, que conta já com 3 temporadas.


Nesta nova versão, após uma grande batalha que tirou os Cylons de Caprica (planeta utópico composto pelas 12 Colónias da Humanidade), foi instaurada uma tensa trégua. No aniversário de 40 anos do armistício, humanos provenientes do planeta Kobol e Cylons, andróides criados pelo homem, encontraram-se num ambiente neutro (como deveria acontecer a cada ano) para discutir a manutenção do tratado. Só que, desta vez, os Cyclons lançaram um ataque genocida às 12 Colónias. Neste dia devastador, bilhões de vidas humanas foram perdidas em ataques nucleares. Apenas os que estavam a bordo de naves espaciais conseguiram escapar para o espaço profundo, levados pela única nave de batalha sobrevivente, a Galactica, partindo em busca de um mítico planeta, a única salvação para a raça humana - a 13ª tribo, que segundo antigas escrituras, se teria perdido ao longo dos anos. O seu nome? Terra.

Com cuidadosa produção e elogiado enredo, que mistura suspense, acção e conflitos políticos, “Battlestar Galactica” reconta a história original com sensibilidade, dando destaque às relações das personagens, aos seus conflitos pessoais, além da busca pela Terra e salvação da humanidade.

Considerada pela revista Time o melhor programa de TV de 2005, a série, que faz bastante sucesso com a crítica, concorreu a 5 Emmys, todos em categorias técnicas, com destaque para as indicações em Efeitos Especiais – duas em 2005 e uma em 2006. A terceira temporada está a ser exibida pelo canal Sci Fi.
Para os amantes do género fica então a referência!! Alguns videoclips da série estão disponíveis a seguir.




Saudações de um comparsa.

5 comentários:

Augusto disse...

Apesar de não ser fã de ficção científica, esta série muito elogiada parece bastante bem feita. Será com certeza do agrado dos apreciadores do género, especialmente de quem acompanhou a original.

Manuel disse...

Ainda me lembro de me sentar no chão de alcatifa do meu vizinho de baixo. (Ele tinha TV a cores) Víamos deslumbrados a Galactica...
Depois íamos brincar à Galactica dando tiros de laser imaginários uns aos outros...

Vi o trailer e agradou-me a imagem. Agora vou ao e-mule sacar um episodio para ver..

Obrigado pela dica..

Até à próxima.

Davidoff disse...

Aconselho a ver primeiro a minisérie de dois episódios q precede as 3 séries!

Daijiro Kato disse...

Por acaso tambem não sou grande apreciador de ficção cientifica, mas esta serie deve ser muito boa visto a votação que tem no IMDB.
Tem 9.3/10 em 3,453 votos.
Tenho que ver uns episodios.

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Voçês e o que os outros dizem.
O facto de ter boa votação num site qualquer não significa que seja boa, bem como o facto de nunca termos ouvido falar não significa que seja má. O que interessa é o que nós achamos e é a partir daí que formulamos uma opinião com base nos nossos gostos e convicções.

Saudações de um Comparsa