domingo, janeiro 28, 2007

Som Nacional - Parte III

DAPUNKSPORTIF
Esta banda originária de Peniche é frequentemente apelidada de Queens of The Stone Age portugueses. Partidários do Stoner Rock, começaram por gravar, em 2004, um EP com cinco temas. "Ready! Set! Go!" é o nome do primeiro e explosivo álbum dos Dapunksportif. Entre concertos e participações em concursos, o grupo formado por João Guincho e Paulo Franco foi gravando o seu trabalho de estreia de forma «faseada».Os 7 temas (apenas 27 minutos) apresentados dizem-nos que estamos na presença de uma banda Rock na verdadeira acepção da palavra: Rock visceral e musculado, apoiado por uma secção rítmica demolidora, um groove frenético e riffs sem limites temporais. Deixo o single de apresentação "I Can't Move" que tem um video fantástico.

THE POPPERS
Assumidamente influenciados por Beatles, Stones e Kinks, esta banda lisboeta pratica um pop/rock cheio de força e energia. Os elementos moram todos no bairro alfacinha dos Olivais e juntaram-se numa garagem, já lá vão cinco anos, para tocarem uma versão de «My Generation» dos Who. Continuaram e ganharam vários concursos de música moderna que lhes valeu a gravação de um primeiro EP. Em 2006, lançaram o seu primeiro álbum "Boys Keep Swinging", onde podemos encontrar melodias que ficam no ouvido e sugerem uma certa sensação de boa onda e boa disposição, capaz de nos fazer bater o pé, abanar a cabeça ou assobiar o refrão, inconscientemente. Aqui fica o 2º single: "Mrs A".

M.A.U.
Os MAU (abreviatura para Man And Unable) nasceram em 2003 no European Film College, na Dinamarca, onde os seus elementos, oriundos de vários países da Europa mas na maioria portugueses, estudavam cinema. Desenvolvem um trabalho que sintetiza a diversidade cultural sob os moldes da electrónica, passando pelo pop, rock, hip-hop e até mesmo new age. "Man And Unable" é o disco de estreia dos MAU, onde está incluído "It's Lovely" que foi usado num anúncio de uma rede móvel que tornou o grupo conhecido junto do grande público. No álbum, está também incluído "Prick (I am)", que possui um dos vídeos mais hilariantes e económicos que já vi.

4 comentários:

Anónimo disse...

Dapunk são bons, the poppers são tambem mto bons e mais dentro da onda que me move o rock puro. Bom blogue. Pedro Alvito

Davidoff disse...

Gosto do tema dos Dapunk que colocaste o refrão tá mt bom "I can't move, but my head runs like a horse". The Poppers não conhecia mas tb parece ser interessante! E por último, claro o tão falado tema dos MAU com o clip 5 estrelas (temos q arranjar fatos daqueles pro carnaval!! mas mesmo) que tá excelente!

Parece que de à cinco anos para cá se começou finalmente a dar o merecido valor ao som nacional, tanto do público como das editoras, prova disso é a quantidade de bandas que até então não passavam do anonimato e agora, felizmente, ocupam o seu lugar nas rádios, tv e afins, tanto cá como no estrangeiro!!

Augusto disse...

O crédito tem que ser dado ao descobridor de talentos Henrique Amaro da Antena 3 e a editoras como a Rastilho Records que dão espaço de afirmação ao que de bom por cá se faz e que não fica a dever nada ao circuito internacional. Nalguns casos, até pelo contrário... Saudações de um Comparsa

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

O clip dos M.A.U. é mesmo hilariante.
Vejo-nos assim vestidos no Carnaval...

Saudações de um Comparsa