segunda-feira, janeiro 22, 2007

The Arcade Fire

O álbum de estreia "Funeral" dos canadianos Arcade Fire foi um dos discos mais falados, procurados e aclamados dos últimos anos! Uma pérola do rock indie, originalmente editada em Setembro de 2004, mas que apenas conheceu o sucesso no final de 2005. Um som muito particular que funde o rock mais alternativo, a bossa nova, o punk e até elementos de jazz, com o cunho muito pessoal e marcante deste quinteto. O centro nevrálgico-criativo dos Arcade Fire é o casal Win Butler e Régine Chassagne que formaram a banda com mais quatro elementos em 2003. O grupo, proveniente de Montreal, começou inicialmente quando Win Butler encontrou Chassagne a actuar num clube local de jazz. De lá, os dois tornaram-se inseparáveis, profissional e pessoalmente. Lançaram um EP em 2003, que lhes abriu as portas para o contrato com a editora Merge. Com a edição de "Funeral", marcado pela tragédia familiar de ambos e que revela toda a grandiosidade existente na música da banda, começaram a conquistar progressivamente a crítica internacional, sendo até elogiados por David Bowie e Bono Vox.São também conhecidos pelas suas intensas performances ao vivo e pelo uso de um grande número de instrumentos musicais: além da guitarra, bateria e baixo, também piano, violino, viola, violoncelo, xilofone, teclado, acordeão e harpa(e nos concertos,todos os elementos tocam todos os instrumentos...). Passaram pelo nosso país em 2005, marcando presença no Festival de Paredes de Coura, numa actuação amplamente elogiada pela crítica especializada e pelo público. Foi até considerado pelo jornal Blitz como o melhor concerto desse ano. Neste momento, o segundo álbum da banda, Neon Bible, está a ser gravado numa igreja comprada pela banda e transformada em estúdio. Aguardo pacientemente, mas por enquanto vão desfrutando...
Saudações de um Comparsa

6 comentários:

Nemesis disse...

Sem dúvida uma excelente escolha musical. Já faz parte da minha "audioteca" à algum tempo!

Tenho de vos congratular pelo aumento da frequência dos posts!

Saudações p todos vocês!

psycho killer disse...

Arcade Fire foram,na minha opinião pessoal,a grande revelação da edição de 2005 do Festival Paredes de Coura.Absolutamente fantásticos.Não conhecia,muito menos suspeitava da existência da banda.E devo dizer q fiquei completamente colada e abismada durante todo o concerto.O palco é cenário de loucura,alegria,energia,movimento,cor,...enfim...absolutamente fantástico.um dos melhores concertos a q já assisti.sem dúvida!
Aconselho a todos a provarem deste orgasmo psicológico ao vivo! :p

Davidoff disse...

agrrrr por favor não me falem em festivais, nem em concertos e muito menos em orgasmos psicológicos, que a falta de tais desventuras é já bem grande!!

Adorei a banda, que até agora desconhecia! Adorei tb o acordeão!

Bom post.
Abraços

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Que dizer de uma banda que consegue dividir o palco com o Senhor David Bowie, não é para qualquer um. Existe outro video deles com o Bowie que poderia estar aqui( Five Years)
Fiquei com vontade de divulgar trabalhos do Bowie.
De qualquer forma umas das melhores da nova vaga do rock.

Saudações de um Comparsa

Augusto disse...

O concerto de Paredes de Coura circula no emule...

Ariadne disse...

Eu também desconhecia esta banda... Rock com violino e acordeão... Perfeito. Adorei...

Saudações de uma Comparsa*