O álbum de estreia "Funeral" dos canadianos Arcade Fire foi um dos discos mais falados, procurados e aclamados dos últimos anos! Uma pérola do rock indie, originalmente editada em Setembro de 2004, mas que apenas conheceu o sucesso no final de 2005. Um som muito particular que funde o rock mais alternativo, a bossa nova, o punk e até elementos de jazz, com o cunho muito pessoal e marcante deste quinteto. O centro nevrálgico-criativo dos Arcade Fire é o casal Win Butler e Régine Chassagne que formaram a banda com mais quatro elementos em 2003. O grupo, proveniente de Montreal, começou inicialmente quando Win Butler encontrou Chassagne a actuar num clube local de jazz. De lá, os dois tornaram-se inseparáveis, profissional e pessoalmente. Lançaram um EP em 2003, que lhes abriu as portas para o contrato com a editora Merge. Com a edição de "Funeral", marcado pela tragédia familiar de ambos e que revela toda a grandiosidade existente na música da banda, começaram a conquistar progressivamente a crítica internacional, sendo até elogiados por David Bowie e Bono Vox.São também conhecidos pelas suas intensas performances ao vivo e pelo uso de um grande número de instrumentos musicais: além da guitarra, bateria e baixo, também piano, violino, viola, violoncelo, xilofone, teclado, acordeão e harpa(e nos concertos,todos os elementos tocam todos os instrumentos...). Passaram pelo nosso país em 2005, marcando presença no Festival de Paredes de Coura, numa actuação amplamente elogiada pela crítica especializada e pelo público. Foi até considerado pelo jornal Blitz como o melhor concerto desse ano. Neste momento, o segundo álbum da banda, Neon Bible, está a ser gravado numa igreja comprada pela banda e transformada em estúdio. Aguardo pacientemente, mas por enquanto vão desfrutando...
Saudações de um Comparsa
6 comentários:
Sem dúvida uma excelente escolha musical. Já faz parte da minha "audioteca" à algum tempo!
Tenho de vos congratular pelo aumento da frequência dos posts!
Saudações p todos vocês!
Arcade Fire foram,na minha opinião pessoal,a grande revelação da edição de 2005 do Festival Paredes de Coura.Absolutamente fantásticos.Não conhecia,muito menos suspeitava da existência da banda.E devo dizer q fiquei completamente colada e abismada durante todo o concerto.O palco é cenário de loucura,alegria,energia,movimento,cor,...enfim...absolutamente fantástico.um dos melhores concertos a q já assisti.sem dúvida!
Aconselho a todos a provarem deste orgasmo psicológico ao vivo! :p
agrrrr por favor não me falem em festivais, nem em concertos e muito menos em orgasmos psicológicos, que a falta de tais desventuras é já bem grande!!
Adorei a banda, que até agora desconhecia! Adorei tb o acordeão!
Bom post.
Abraços
Que dizer de uma banda que consegue dividir o palco com o Senhor David Bowie, não é para qualquer um. Existe outro video deles com o Bowie que poderia estar aqui( Five Years)
Fiquei com vontade de divulgar trabalhos do Bowie.
De qualquer forma umas das melhores da nova vaga do rock.
Saudações de um Comparsa
O concerto de Paredes de Coura circula no emule...
Eu também desconhecia esta banda... Rock com violino e acordeão... Perfeito. Adorei...
Saudações de uma Comparsa*
Enviar um comentário