sábado, outubro 04, 2008

Mad Men

“Mad Men” é mais uma série criada por Matthew Weiner, uma das mentes por trás da conhecida e aclamada “The Sopranos”. Esta série dramática tem o seu epicentro numa das mais prestigiadas agências de publicidade de Nova Iorque (a Sterling Cooper), no início dos anos 60,e é interessante de ver como histórias sobre criativos e executivos publicitários nos conseguem cativar… Tudo gira à volta de Donald Draper (Jon Hamm), um dos génios da empresa e uma figura que depressa associamos à época. Misterioso, calmo, decidido, fascinante e imperfeito, mas, invariavelmente perdido.
Sem rodeios, “Mad Men” é uma grande série. E não o é pelas razões habituais. Apesar do belo argumento, dos diálogos bem escritos, das interpretações competentes, da realização segura ou da banda sonora ideal, o seu maior trunfo é o ambiente. A reconstituição histórica é espantosa. Os cenários, o vestuário, os penteados, a forma de pensar e agir, a tecnologia, enfim, os trejeitos da época, são capturados com uma precisão tremenda, de tal forma que, muito mais que sentir que estamos a ver uma obra ficcional situada nos anos 60, sentimos que estamos nos anos 60. É claro que uma das partes mais divertidas e viciantes desta série está na maneira como Matthew Weiner raspa essa superfície bonita e polida, revelando assim o negrume que vai dentro daquelas vidas perfeitas.
"Mad Men" é um tratado sobre os supostos papéis dos homens e das mulheres, a hipocrisia, a mentira, a ambição - tudo isto servido com razoáveis doses de provocação elegante. Esta bela série é complexa, inteligente, fascinante e até, como tudo, imperfeita. Podem não ficar cativados à primeira, mas com o tempo vão ficar viciados com o fumo constante, o copo na mão em pleno escritório, os adultérios e vidas duplas, a luxúria visual e a atenção milimétrica ao detalhe. Aconselho vivamente, apesar de saber que não será para todos. Ainda de referir que foi a surpreendente vencedora dos Globos de Ouro nas categorias de Melhor Série Dramática e Melhor Actor e que a podem encontrar aqui. Quanto a mim, estou ansiosamente à espera que segunda temporada esteja disponível...
Saudações de um Comparsa


1 comentário:

Davidoff disse...

Hmmm it looks interesting! Sinto-me preparadíssimo para retomar os meus serões de devoração de séries. Seguramente esta estará incluida.
Abraços