sábado, agosto 30, 2008

Tarantino's Mind

Durante mais uma das minhas deambulações pela blogosfera, deparei-me com esta pequena pérola protagonizada pelos actores brasileiros Selton Mello e Seu Jorge (Cidade de Deus, The Life Aquatic). E sendo um grande fã de Tarantino, vejo-me na obrigação de a partilhar com vocês e, ao mesmo tempo, de iniciar uma nova rúbrica. Comprometo-me então a procurar e dar a conhecer mais curtas-metragens disponíveis no Youtube.
Para já, vejam um exemplo do que se pode fazer com pouco dinheiro, aliando o talento à criatividade... Tenho a certeza que esta curta fará as delícias de qualquer cinéfilo que se preze e quem não conhecer os filmes que são referidos, aconselho a sua rápida visualização, pois fazem parte da história do melhor cinema dos últimos quinze anos.
Apreciem lá esta conversa Tarantinesca sobre os filmes do Tarantino...

5 comentários:

Anónimo disse...

Vejo-me obrigada a confessar que não me recordo de ter visto filmes do tarantino (à excepção de hostel que conta com ele na produção). Lastimável como muitos pensam, mas também sei que não são tão raras as pessoas a quem também lhes passou ao lado (pois tarantino é tema habitual em conversas entre grupos de amigos). Quanto à curta que colocaste (actores com muito carisma, quase me sentia uma cola na mesa ao lado a ouvir o diálogo lol), desconhecia completamente a ligação entre os filmes e que as algumas personagens reaparecem noutros, o que para mim é no mínimo genial! Fiquei com a ideia que estes detalhes parecem subtis e completamente encaixados em cenários e enredos do género da Alice no país das maravilhas. Imagino assim os filmes do tarantino, repletos de ilógica e nonsense, mas tendo no fundo uma base concebível… afinal são assim mesmo todas as histórias de vida, não é? Restam-me agora duas hipóteses, ou vou ao blockbuster ou saco os filmes :P (p.s. tenho especial curiosidade em ver grindhouse e deathproof)

Ariadne disse...

Muito bom. Os paralelismos entre os vários filmes do Tarantino estão geniais...

O Tarantino é sem dúvida um dos melhores realizadores, pelo menos para mim!

Saudações

Augusto disse...

De acordo com rumores que circulam na net, um dos projectos na mente do Tarantino designa-se "The Vega Brothers" que juntaria as inesquecíveis personagens de Michael Madsen e John Travolta!
De momento, encontra-se já na pré-produção "Inglorious Bastards", um épico passado na II Guerra Mundial... Eu cá estou curiosíssimo!
E sim, o homem é mesmo um génio.
Ainda bem que gostaram da 1ª curta!

Saudações

Anónimo disse...

Caro Augusto!
Tarantino é, indiscutivelmente, um visionário da sétima arte. Lembro-me quando vi Pulp Fiction pela primeira vez ( em 94 ou 95, uns anos bem mais nova e sem fraldas para mudar!) de ter saido do cinema com a sensação de ter vivenciado um momento único. De tão estranho. Tipo o que me aconteceu, anos mais tarde, com Mulholland Drive. Daquelas senações apenas permitidas pela fruição cultural. Ou te emocionas, ou ficas indiferente, ou distante, ou amas e vês, vês, voltas a ver e não percebes muito bem porque raio de força é que aquela bodega te faz ficar assim! Se calhar a resposta é do dominio da subjectividade e das suas manifestações. Lembro-me de ter pensado que dali a 5 anos o filme ia continuar actual e a ser um icon do cinema alternativo. Já passaram 14 e Vincent Vega e Mia Wallace continuam a fzer parte do nosso imaginário.
Boa escolha a tua! Keep Going!
Um beijo Amigo
De uma Pinhelense Distante

Zoran disse...

Esta curta ta excelente. E o Seu Jorge além de grande músico pelos vistos tb é bom actor... Os filmes do Tarantino estão cheios de refêrencias subtis que escapam ao comum dos espectadores. Sejam elas referentes a filmes dirigidos por outros realizadores ou aos próprios filmes que ele escreve como se de um só se tratasse. Não se trata de copiar aquilo q ja foi feito nem se trata de pretensiosismo puro. Acho que o Tarantino é acima de tudo alguém que como nós ama a 7a arte e teve capacidade e oportunidade para fazer aquilo que mais ama e reinventar o cinema à sua maneira através de todo o background que adquiriu enquanto espectador de cinema. Os argumentos q ele escreve são autênticas homenagens aos seus filmes favoritos. Vejam este link para perceberem aquilo a que me refiro: http://www.imdb.com/title/tt0110912/movieconnections

Esperemos que ele continue sempre a surpreender-nos com bom cinema. O Inglourious Basterds é que nunca mais estreia....