Os Deolinda são um novíssimo e original conceito de música popular de Portugal inspirado pelo fado e pelas raízes tradicionais da canção portuguesa. Formados em 2006 por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo. O recente sucesso deste grupo deve-se em parte, em ter encontrado uma forma nova, original e divertida de cantar o que o fado canta, sem a tradicional guitarra portuguesa e através de uma personagem fictícia chamada Deolinda.
Acabam de lançar o seu disco de estreia intitulado Canção ao Lado, onde apresentam catorze canções que têm tanto de boa disposição, como de melancolia e de seriedade, onde contam pequenas histórias com personagens típicas portuguesas e cenários típicos do fado, num Portugal moderno e cosmopolita.
Formados pelos guitarristas Luis e Pedro Martins, pelo contrabaixista Zé Pedro Leitão e pela vocalista Ana Bacalhau, os Deolinda são claramente um projecto de fusão que interliga fado, pop e jazz. Com o fado como mira, mas acertando-lhe de propósito um pouco ao lado, os Deolinda são mais uma lufada de ar fresco na nova música portuguesa.
Saudações de um Comparsa
3 comentários:
Muito interessante este projecto dos Deolinda!! Gosto princiapalmente da inovação e da originalidade.
Saudações de uma comparsa*
Caro Augusto,
A escolha é bastante boa. é muito bom saber está entre as tuas opções!
Um abraço apertado e amigo
de uma pinhelense distante
Great, Pedro Augusto!
Sou fã incondicional, mas isso tu já sabes, amigo!
Vamos lá fazer do Movimento Perpétuo Associativo o novo hino nacional!?
Assinem a petição! Não custa tentar! =)
Beijinhos de Borboleta
Enviar um comentário