sexta-feira, outubro 05, 2007

Jeff Buckley

Foi há já dez anos que desapareceu uma das melhores vozes do rock dos anos 90.
O cenário é a cidade de Memphis. Jeff Buckley e Keith Foti, amigo e roadie, caminham em direcção a um estúdio onde têm encontro marcado com a banda. Jeff, sempre desafiante, entra nas águas do Wolf River com a roupa vestida e as botas calçadas, apesar dos receios e avisos de Keith. Num rádio portátil pode ouvir-se «Whole Lotta Love» dos Led Zeppelin. Jeff Buckley entoa a letra em voz alta e brinca com a forma própria de Robert Plant cantar. Keith tenta afastar o rádio para evitar que seja danificado pelas ondas provocadas pelos barcos que por ali passam. Quando se vira, já não vê Jeff. Naquela altura só as luzes da cidade iluminam as tristes águas do Wolf River. O corpo de Jeff Buckley é encontrado seis dias depois. O homem que sabia demasiado acerca da vida e do amor havia sucumbido prematuramente de forma trágica e tornava-se num mito para uma geração.

Jeff é filho de Tim Buckley, músico folk que abriu os braços ao jazz e que abandonou Jeff quando este tinha ainda poucos meses. Tim viria a falecer quando Jeff tinha oito anos por overdose de heroína. A sua mãe, Mary Guibert, era uma pianista e violencelista com formação clássica. Jeff cresceu rodeado de músicos e aprendeu música de forma autodidacta desde que descobriu a guitarra da sua avó quando tinha apenas cinco anos. Desde cedo começou a ouvir Led Zeppelin, Jimi Hendrix e The Who e compôs a sua primeira canção aos treze anos.
Estudou no Musician`s Institute de Los Angeles. Desde que saiu de casa aos 17 anos, passou por diversas bandas de rock antes de começar uma carreira a solo, chamando a atenção do público pela primeira vez num tributo ao seu pai. Assina contrato com a Columbia Records e “Grace” é editado em 1994 tendo excelentes críticas junto da imprensa especializada. Visto como ambicioso por uns, obra de génio por outros, mas fundamental para deixar o nome de Jeff Buckley entre os mais influentes da música de 90. Tudo devido à sua composição e interpretação singulares e pela originalidade descoberta na confluência de referências que apresentou a uma geração que as desconhecia. Buckley viria a desaparecer em 1997, quando trabalhava no seu segundo álbum, que nunca conseguiria terminar. As canções inacabadas foram editadas num álbum duplo pela sua mãe com o título “Sketches(For My Sweetheart the Drunk)” em 1998. Continuaram depois a editar álbuns póstumos com material recuperado de concertos e gravações privadas. A vida e carreira de Jeff Buckley, vão ser imortalizadas no cinema sob o título "Mystery White Boy" e está previsto que chegue às salas em 2009.

Aqui fica a homenagem a este grande músico, que com um disco apenas conseguiu consagrar-se como uma das vozes dos anos 90 e que continua a conquistar fãs, dez anos após a sua morte.

P.S. Não consegui colocar aqui alguns dos clips dos singles, porque a SONY não permite que sejam visionados fora do Youtube... Podem ver apenas o vídeo oficial de "Last Goodbye" e o resto são actuações ao vivo e tributos de fãs.


9 comentários:

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

De volta às luzes da ribalta e com novo figurino!
Sinceramente gosto. Ajudar-te-ei a ressuscitar este espaço.
Bom regresso
Abraço

Anónimo disse...

Sem dúvida um grande génio musical. Efémero. Imortal na sua curta obra.

P.S.: Bem vindos!!


Saudações, El Che

Zoran disse...

Finalmente o tão esperado regresso do Falcão. Vamos ver se agora, passado o verao, conseguimos trazer mais animaçao a este espaço. E reabrimos a temporada logo com Jeff Buckley. Um dos musicos q melhor me conseguem transmitir os seus sentimentos. É realmente uma pena q tenha desaparecido tao jovem. Gostava de ter seguido a sua carreira mas a vida é isto mesmo. E assim nascem os mitos...

Saudações a todos os comparsas!

Nemesis disse...

Olá!
Parabéns pela iniciativa de reactivar o blog!

Bjokas

Hugo disse...

ele descobriu a guitarra aos 5 anos, mas calculo que será a sua voz o instrumento em que melho0r se expressa.
ganda jeff...

psycho killer disse...

um Homem intemporal.
um Mistério intemporal.

*p.s.- a fnac tem um dvd de um concerto ao vivo do jeff a um preço bastante sedutor.aproveitem!,(mas não façam como eu, q em vez de ficar com ele, ofereci-o e já me arrependi!...)


Cheers*

Anónimo disse...

Os blogistas de Pinhel, Nós por cá… saúdam os do falcaoecomparsas e gostariam de ver o seu Blog na vossa lista de Favoritos
Continuação de bom trabalho e de sucesso, porque o vosso sucesso é o sucesso deste Concelho também.
Cumprimentos,
Pinhel, Nós por cá…
http://pinhelviva.blogspot.com/

Augusto disse...

Caro Pinhel, Nós por cá,
o seu blog não constará na nossa lista de Favoritos, pois o nosso espaço não contempla nenhum tipo de manifestações políticas, como poderá rapidamente constatar se der uma vista de olhos mais atenta. No entanto, se tem mesmo interesse no nosso sucesso, é com agrado que registarei a sua participação nos comentários dos nossos artigos.

Caros Comparsas,
espero ansiosamente pela vossa participação efectiva. Um post de cada um de dois em dois meses não era nada mau e não custa nada.Eu já tenho vários na cabeça. Ainda bem que gostaram da nova imagem.

Saudações de um Comparsa Pinhelense

Ariadne disse...

Sem dúvida uma grande voz, que não se perdeu, mas ficou perpetuada para sempre...

Saudações de uma Comparsa*