sábado, março 03, 2007

Brick

O nome Rian Johnson poderá não vos dizer nada para já, mas acreditem que é um dos jovens cineastas sobre os quais mais atenções vão recair nos próximos anos. Brick recebeu o Grande Prémio do Júri para Visão Original no Festival de Cinema de Sundance em 2005 e esteve nomeado para os Independent Spirit Awards, que distingue as produções independentes e de orçamentos pequenos ou limitados no cinema norte-americano.

Este filme, que passou quase incógnito nas salas portuguesas, apresenta uma história com claras alusões ao film noir mas inesperadamente ambientada no universo estudantil de um liceu. Existe um herói pouco óbvio, calado e subtil, um vilão poderoso e perigoso, enigmáticas e sedutoras femmes fatales e uma donzela em apuros. Brendan é um adolescente solitário (ou melhor, anti-social) que investiga o desaparecimento da sua ex-namorada Emily, que recentemente se juntou a um grupo mais popular e também mais perigoso. Com a ajuda de Brain, a investigação de Brendan leva-o a um grupo de traficantes liderado por The Pin.

De uma forma não-linear, Brick começa no meio da acção, volta atrás, regressa a essa cena inicial e continua a partir daí. Neste policial de traição e assassínio, ninguém é isento e cada um esconde diferentes motivações, que se vão revelando de uma forma simultaneamente consistente e surpreendente. A envolvente realização de Johnson tem um óptimo ritmo e é eficaz na edificação de uma soturna atmosfera urbana. Os diálogos são certeiros e temperados com doses suficientes de humor negro e o elenco, todo ele jovem, está à altura das necessidades do projecto, em particular o protagonista Joseph Gordon-Levitt, que não poderia estar mais longe do imberbe papel através do qual se celebrizou na popular série Terceiro Calhau a Contar do Sol.

Espero que Brick seja uma boa base para a futura carreira do realizador Rian Johnson. Estaremos de olhos postos em The Brothers Bloom, o seu próximo projecto para 2008, com Rachel Weisz à cabeça. Para já, vejam o trailer que vos vai deixar com vontade de ver este interessante filme.


3 comentários:

B. disse...

Já me falaram mto bem deste filme. A ver se o vejo :)

Davidoff disse...

O filme tá mt bom. Nada mais a dizer!

Zoran disse...

Vejam se poderem. É bom que vão aparecendo jovens realizadores capazes de reinventar géneros como é o caso. Mesmo seguindo os clichés típicos do film-noir consegue ser ao mesmo tempo muito refrescante. Bom filme.