sábado, fevereiro 24, 2007

U-CLIC


"u-clic is today.
more than retro, more than futuristic.
it's electronic, it's digital, it's organic, it's analogic.
it's a colective idea that takes a consistent and definitive form at live performances.
u-clic is 3 musicians, 1 laptoper, 1 vj, 1 team, u-audience.
u-clic is to listen, to dance, to see, to feel, to be.
u-clic is now. "


Os U-Clic são uma das bandas portuguesas mais promissoras da cena electrónica actual, constituída por Luis Salgado: analógicos, guitarra, vocoder; Filipe Confraria: voz e moog; e Gonçalo Figueiredo: vj, sequências, laptop.
Depois do sucesso do seu EP com 3 demos), lançam agora o seu primeiro LP: "Console Pupils" (2007 Nortesul), de traços electro/rock/arty/punk.
Fundado em Tomar no ano de 2003, este projecto de rock electrónico de forte componente visual (fazendo lembrar os imortais Kraftwerk) leva a liberdade de experimentar até ao limite, tanto na componente musical, como na visual. Tudo isto é possível graças à entusiasmante colaboração do atelier de design m104, responsável por toda a imagem da banda, e ilustrando as suas músicas ao vivo, através de projecções na tela e sobre os corpos dos vários elementos da banda.

Deste modo, põe em prática a cada vez mais popular tarefa de "Vjying",isto é, "video jokey", presente hoje em dia em muitos concertos e festas, maioritariamente de vertente electrónica; veja-se o caso do concerto de Peaches no Teatro Sá da Bandeira em 2003,fazendo deste modo um dueto "virtual" com Iggy Pop; ou mais recentemente o concerto dos Warren Suicide na edição de 2006 de Paredes de Coura ou até mesmo as noites de sábado, no café/bar "Lusitano",no Porto,que se popularizou pela sua vertente "in".

Voltando ao assunto deste post,os U-Clic,termino dizendo que é um projecto interessante no modo como aborda o mundo das intermináveias possibilidades de experimentar no campo da música e da imagem,dando um cheirinho de avant-garde à música nacional. Por último vejam o clip de Robot'n Roll e passem no espaço dos U-Clic no My Space.


1 comentário:

Augusto disse...

Os U-Clic são mais uma prova da evolução da música nacional e do acompanhamento das grandes tendêncis mundiais. Já andava de olho neles. Boa sugestão!