sábado, fevereiro 10, 2007

Rosa Negra

Caros Comparsas

Exceptuando as porcarias que nos são impingidas pela ficção televisiva de certas estações, poderemos concluir que a música portuguesa está a melhorar e a crescer a muitos níveis nos últimos dois pares de anos. Para além da excelente nova vaga de rock que tem sido exemplarmente divulgado pelo nosso comparsa Augusto, também a música em língua portuguesa tem originado projectos surpreendentes, arrojados e inovadores. Obrigado aos novos compositores, às produtoras e editoras, e claro às estações de rádio pela excelência, aposta e divulgação da nova música portuguesa.


Entre os surpreendentes novos projectos encontram-se os Rosa Negra, com o seu primeiro trabalho "Fado Ladino". Sendo a alma fadista ponto de partida para tão arriscada aventura, imagine-se uma caravela, cuja tripulação é composta por percussão, violinos, violas, violoncelo, contrabaixo, acordeão, trompete e piano, viajando pelo Mediterrâneo onde em cada paragem absorve elementos da cultura musical de cada país costeiro espalhado pela África Setentrional e pelo Médio Oriente. Tudo isto aliado ao doce timbre de Carmo, voz do fado, voz do destino, palavras que podemos encarar com respeito mas também com liberdade, a liberdade de encontrá-los à nossa maneira. E os Rosa Negra conseguem dar liberdade ao fado envolvendo-o em arranjos de inspiração mediterrânica, desértica e ibérica, atribuindo-lhe uma estética musical muito própria.
"Sopra uma brisa quente que me leva, ao oriente que há em mim...", é a frase de partida do tema que dá nome ao álbum, o qual na audição nos leva e cruza por entre caminhos imaginários através de diferentes culturas. "Fado Ladino" inclui 12 temas, sendo a sua maioria versões de clássicos do fado. Apesar de adorar todo o álbum, destaco as versões de "Barco Negro" e "Novo Fado da Severa", o excelente instrumental "Deserto de Rosas", e o tema título "Fado Ladino" que poderão ouvir no vídeo cujas imagens foram retiradas de actuações ao vivo ( foi o que se conseguiu arranjar!...!!).

"Ladino é cigano, é judeu, é mouro, é latino, mas também é puro, legítimo, astuto e vivo. Enfim, ladino é o nosso fado porque ladina é a nossa origem."

Saudações de um Comparsa



3 comentários:

Davidoff disse...

Mais um grupo que desconhecia. O que mais gostei foi da voz, que está divinal.
Ficarei à espera de ouvir outros temas.

Augusto disse...

Mais uma bela sugestão a comprovar que a música portuguesa está de boa saúde. Só falta que as vendas acompanhem esta renovação dos vários estilos do som nacional, pois existem inúmeros artistas que merecem ver o seu trabalho reconhecido por um público mais alargado. Nós vamos continuar a ajudar!

Ariadne disse...

Sem dúvida, uma viagem pelos vários locais por onde passaram os nossos navegadores portugueses na altura dos descobrimentos...

Saudações de uma Comparsa*