quarta-feira, fevereiro 21, 2007

"Love, passion, devotion and talent have come together to make a dream come true: to recreate the magic of a legendary rock era." (Armando Gallo, biógrafo dos Genesis, Nov 2000.)

The Musical Box é uma banda canadiense formada em 1993, célebre pelas recriações dos famosos concertos da banda Genesis, com Peter Gabriel ainda como vocalista. Actualmente, é a única banda oficialmente licenciada pelos Genesis e por Peter Gabriel.

Os Genesis da era Peter Gabriel foram considerados a melhor banda de rock progressivo do Mundo há cerca de 30 anos atrás. O som, em termos criativos, estava muito para além dos conceitos da época.

A banda The Musical Box recria concertos dos álbuns Foxtrot, Selling England By The Pound e The Lamb Lies Down On Broadway. No ano passado em Março, vieram a Portugal com a recriação do The Lamb Lies Down On Broadway, este ano regressam com os álbuns Foxtrot, no dia 1 de Março, e Selling England By The Pound, dia 2 de Março, ambos na Aula Magna em Lisboa.

Muitos dos fãs dos Genesis nunca tiveram a oportunidade de assistir ao vivo aos lendários concertos da era do jovem Peter Gabriel, na qual tinha o papel de “actor” e cantor da banda. Os The Musical Box transformam esse sonho em realidade, reconstroem cada pequeno detalhe dos concertos: os mesmos instrumentos musicais, as mesmas roupas de Gabriel em palco, as máscaras, os efeitos visuais, a iluminação, as introduções das músicas, as histórias contadas no intervalo de cada música… Tudo é uma cópia perfeita da performance dos Genesis há trinta anos atrás.

Como resultado surge uma perfeita ilusão de uma máquina de tempo virtual que nos faz viajar e retroceder trinta anos, recapturando a magia dos anos 70 e dando aos espectadores a sensação de estarem realmente num concerto original dos Genesis.

Deixo-vos aqui pequenos momentos do concerto do álbum Selling England By The Pound, que recria o concerto que os Genesis deram em Montreal a 10 de Novembro de 1973, escolhido por inspirar uma actuação teatral invulgar e surrealista. É de salientar a guitarra de dois braços Rickenbaker que combina o som de um baixo com o de uma guitarra semi-acústica, fabricada em exclusivo para Mike Rutherford.

O concerto na íntegra fica para quem tiver o privilégio de poder assistir ao espectáculo no dia 2 de Março às 21h00, na Aula Magna, em Lisboa. Esta será uma oportunidade única para os fãs de Genesis poderem assistir ao vivo ao que foi e será o maior e melhor som de sempre do rock progressivo. O meu lugar já está reservado…

Saudações da Comparsa Ariadne*



6 comentários:

Davidoff disse...

Ora bem são 1.30 da manhã, acabei de chegar da fábrica (depois de uma jornada europeia)com o Mohammed, tava para fazer a a minha apreciação sobre este post mas vou pernotar e deixo essa tarefa para amanhã, qd estiver mais lúcido!!

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Sem dúvida que irá ser uma bela "reencarnação" dos Genesis,com o grande Pedro Gabriel,no meio de todo aquele espectáculo de som e luz.Não duvidem da qualidade porque até já o Phill Collins e o Michael Rutherford andaram em digressão com os Musical Box.
Da minha parte eu gostaria muito de,pela companhia e pela música, mas infelizmente a cultura em Portugal além de escassa é cara!
Beijo grande, Ariadne.
p.s.Tá por mohammed mas é do camarada

Augusto disse...

É sem dúvida uma oportunidade que nem os "novos" ou os "velhos" fãs podem perder. Enjoy it!

Zoran disse...

Ai se o bilhete nao fosse tao caro...

Ariadne disse...

É-me inteiramente impossível descrever e transcrever o que foi o concerto... não há palavras que consigam descrever... Só posso dizer que aqueles momentos ficarão entre as minhas melhores e mais belas recordações.

Zoran, acredita que o bilhete não era caro. Valeu bem mais do que 50 euros...

Para os fãs que não tiveram a oportunidade de ir, tenho o prazer de os informar que foi anunciado o regresso em Novembro deste ano, para um black show do Selling England By The Pound... Eu fico aguardando ansiosamente :)

Saudações de uma Comparsa*

Zoran disse...

Quase me convenceste! Novembro...