terça-feira, fevereiro 13, 2007

Mastodon

Os “Mastodon” formaram-se em 2000 quando Brann Dailor e Bill Kelliher, ambos membros das bandas “Lethargy” e “Today is the Day” respectivamente, se mudaram para Atlanta e conheceram Troy Sanders e Brent Hinds, membros da banda “Four Hour Fogger” num concerto da banda de stoner metal “High On Fire”. Ainda em 2000 eles gravam a sua primeira demo, conhecida pelos fãs como “9 Song Demo”. Esse CD-R era vendido nos seus primeiros concertos e contava ainda com o primeiro vocalista da banda Eric Saner. O primeiro lançamento da banda foi o EP “Lifesblood”, que foi bem recebido pela crítica e chamou a atenção para a banda. Em 2002 sai “Remission”, ganhando várias críticas positivas e arrebatando um grande número de fãs. Após uma longa tourne de divulgação, tocando em vários festivais pelo mundo a banda começa a compor para o novo álbum. Em 2004 sai o mundialmente aclamado “Leviathan”, um álbum conceptual baseado no livro “Moby Dick” de Herman Melville. Com “Leviathan” a banda ganha prémios de álbum do ano em várias publicações. No final de 2005 dois lançamentos eram anunciados. O primeiro era o álbum “Call Of The Mastodon”, que inclui as primeiras demos da banda, remasterizadas e remixadas e o EP “Lifesblood”. Já o segundo era o DVD “The Workhorse Chronicles”, que contava com entrevistas e vídeos da banda entre outros extras. Com esses lançamentos, a banda encerrou a sua ligação à Relapse Records e assinou com a multinacional Warner Music pela qual lançou o seu último álbum chamado “Blood Mountain” contando com as participações especiais de Josh Homme dos “Queens Of The Stone Age”, Scott Kelly dos “Neurosis” e Isaiah "Ikey" Owens e Cedric Bixlar-Zavala dos “The Mars Volta”. Neste álbum podemos observar a técnica com que estes músicos destilam grandes malhas que passam por estilos tão diversos como o sludge, o stoner rock, o metal progressivo e até o mais tradicional. “Blood Mountain” foi mesmo considerado como o álbum de metal do ano de 2006 em várias publicações incluindo a portuguesa “Loud”. Vejam uns clips e fiquem boquiabertos com aquela que é considerada como uma das melhores e mais originais bandas de metal da actualidade.

5 comentários:

Augusto disse...

Aí está! O primeiro post "de peso" do nosso blog, a torná-lo ainda mais eclético e diverso. Uma bela aposta a ter em conta pelos adeptos do som mais extremo.

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Belos executantes sim senhor.
Ficamos à espera que o Comparsa Zoran nos divulgue mais novas tendências de peso

Saudações de um Comparsa

Nemesis disse...

Não conhecia, vou ter de fazer umas pesquisas, visto andar numa de alargar horizontes musicais! Já agora deixo aqui algo que pelos vistos anda a fazer sucesso: www.lastfm.pt; para quem gosta de música!

Parabéns pelo post Zoran! Continua que tens jeito!

Davidoff disse...

Mais uma banda que aqui surge e que eu desconhecia totalmente. Acabei por gostar e tou já a sacar (ehhh comprar com dinheiro virtual digamos).
Queremos mais disto!!

Anónimo disse...

Boas...tive a oportunidade de ver estes senhores ao vivo no Pavilhão Atlântico, foram eles que fizeram a 1.ª parte de TOOL... enfim, uma noite para recordar!!! Um Abraço Juja!!