sábado, fevereiro 03, 2007

Concerto de Aranjuez


Em 1901 nasce em Sagunto (Espanha), no dia de Santa Cecília (padroeira dos músicos), o compositor Joaquin Rodrigo. Vítima de uma epidemia de difteria, o compositor ficou cego aos três anos, mas a paixão pela música não o impediu de começar a estudar piano, violino e solfejo aos oito anos e de se afirmar como um dos mais brilhantes compositores do século 20.
No ano de 1939, Joaquin Rodrigo escreve o Concerto de Aranjuez, que seria a sua composição mais conhecida. O concerto está dividido em três movimentos: Allegro con Spirito, Adágio e Allegro Gentile, sendo que a primeira e a última parte servem de moldura para o fascinante Adágio. Inspirado nos sons e perfumes dos jardins do palácio real de Aranjuez, a sua música traz-nos a essência do espírito das cortes dos séculos XVII e XVIII, aonde os traços da aristocracia vigente ( revelados na elegância e potência sonora de uma orquestra) se misturam às efusões da cultura popular da época (da qual surge uma frágil mas alegre guitarra clássica).
Nos vídeos que se seguem poderão envolver-se com os três movimentos desta obra prima, interpretados pelo mestre Paco de Lucia e pela orquestra de Cadaqués dirigida pelo maestro Edmon Colomer.
Saudações de um Comparsa

3 comentários:

Davidoff disse...

Nãaaa, isto não é para mim! Não consigo estar mais de 30 segundos a ouvir estas músicas! Irra!
No entanto imagino que o Gandaia ficará muito agradado! Caso alguém lhe grave o CD por favor avise que é para eu não cometer novamente o erro de fazer uma viagem de carro com ele!!

Ariadne disse...

Lol! Então, primo? Onde é que pára a tua sensibilidade ;P

A minha opinião é completamente oposta... Tive o prazer de conhecer esta composição num concerto a que assisti com o meu mano... Um momento que ficará registado para sempre na minha memória. Sem dúvida, emocionante... Não tive o prazer de o ver ser interpretado pelo Sr. Paco de Lucia, mas vejo e ouço agora aqui...

Obrigada Mohammed!

Saudações de uma Comparsa*

Nemesis disse...

Olá! Não sei se será problema meu, mas eu não consigo ver os vídeos, aparece a seguinte mensagem: "This video is no longer available." É normal?!

Saudações