sexta-feira, março 02, 2007

Som Nacional - Parte IV

E desta vez, só em português...

Linda Martini
São considerados pela imprensa a grande esperança do rock nacional. Foi através do site MySpace, que os Linda Martini disponibilizaram a sua maqueta de estreia, dando a conhecer-se assim a um sem número de potenciais ouvintes. Sem qualquer álbum na manga, os Linda Martini tornaram-se um fenómeno de culto, capaz de arrastar pequenas multidões para os muitos concertos entretanto agendados. Nas primeiras datas, a assistência comportava, sobretudo, os companheiros do meio hardcore, do qual os Linda Martini descendem. Mas foi com o single Amor Combate que começaram a ficar verdadeiramente conhecidos a nível nacional. Donos de uma música fortemente emocional, o quinteto entrou em estúdio com as músicas alinhavadas e a intenção de recriar o ambiente livre dos concertos, gravando as três guitarras em separado. O álbum de estreia Olhos de Mongol chegou em Outubro mas eles continuam a dizer que "só queriam cantar e destilar suor em português".

Oioai
Os Oioai são um novo projecto nacional que se auto-define como "uma banda de rock que faz música simples e cujas letras falam, sobretudo, de amor". Acabam de lançar o seu álbum de estreia após fixarem a actual formação no Verão passado. Cantaram pelo país – com actuações nas edições de 2004 e 2006 do Festival Sudoeste – e foi no lisboeta Bar Europa, no Cais do Sodré, que alguém da editora EMI gostou de os ouvir e lhes fez o convite para gravar. O álbum traz 12 temas, entre os quais Sushibaby, que é também o single de apresentação do disco e que rodou já desde o verão em rádios nacionais. Os Oioai são uma banda vincada para criar canções mais rock do que pop, onde a melodia é a alma da casa. São um grupo que se preocupa com aquilo que canta, não descurando a parte de escrita, apresentando um conjunto de letras em português de invejável qualidade. Escrevem músicas fáceis e cativantes, que lhes rompem de dentro do ser, sem estarem a pensar na fama. É assim que se querem mostrar. Simples e frontais.

Houdini Blues
Os Houdini Blues são de Évora e a sua formação remonta a 1996. Contando com a participação do convidado Adolfo Luxúria Canibal, F de Falso é o terceiro longa-duração, editado pela Cobra, que deixa para trás os títulos True Life is Elsewhere (2001) e Extravaganza (2003). A banda passou ao longo da década de existência por diversas fases e algumas dificuldades para chegar até este disco – em 2004, um dos elementos do grupo sofreu um grave acidente de viação, que obrigou o colectivo a parar. Há muito que quebraram as barreiras da pop, procurando outros ventos, novas sensações, inserindo no registo as mais diversas influências e modas menos visíveis.





2 comentários:

#andRé disse...

Não vou mt à bola com os oioai mas os
linda martini são muito boa onda,ouvi o EP ate a exaustão e o olhos de mongol ta mt bom.


análise a "yours truly,angry mob" em:

http://jornalficticias.blogspot.com/


visitem!

Davidoff disse...

TB gostei bastante do álbum "Olhos de mongol"!! Sem dúvida mais uma banda nacional que promete.