terça-feira, novembro 20, 2007

Instrumentos Musicais: A Marimba


"Ser Músico é trabalhar o instrumento todos os dias, é pôr-se permanentemente em questão, é duvidar. É a instabilidade feita estabilidade. Um dia encontra-se, mas no dia seguinte é preciso voltar a procurar. Há conquistas mas nada é definitivo. A música é um fantástico instrumento de trabalho sobre nós próprios. Muito exigente, mas que dá prazer!"

Sophia Domancich


Caros Comparsas

Como forma de oferendar este maravilhoso espaço que completou uma ano de existência há uma semana, decidi criar um novo tipo de voo, a Organologia, que irá abranger o estudo dos Instrumentos musicais. Espero com isto poder contribuir para o desenvolvimento da vossa literacia musical, proporcionando-vos agradáveis novidades e surpresas.
Para começar, é essencial apresentar-vos a classificação dos instrumentos (sistema criado por Erich von Hornbostel e Curt Sachs) constituída por cinco categorias principais:
  • Idiofones - Instrumentos cujo som é produzido pelo próprio corpo do instrumento. É o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tensão( Engloba alguns instrumentos de percussão de altura indefinida e todos os de percussão de altura definida.)
  • Membrafones - Instrumentos cujo som é produzido por uma membrana esticada, ou seja, produzem som através da vibração dessa mesma membrana( Engloba só instrumentos de percussão de altura indefinida).
  • Aerofones - Instrumentos cujo som é produzido pela vibração de uma massa de ar originada no (ou pelo) instrumento ( Engloba todos os instrumentos de sopro, a voz humana e os órgãos de tubos).
  • Cordofones - Instrumento cujo som é produzido pela vibração de uma corda tensionada( Engloba todos os instrumentos de cordas friccionadas, dedilhadas e percutidas).
  • Electrofones - Instrumento cujo som é produzido a partir da variação de intensidade de um campo electromagnético, ou seja, o som é produzido por meios mecânicos e depois amplificado e/ou modificado electronicamente ( Engloba todos os instrumentos electrónicos e electromecânicos.
I - MARIMBA
A Marimba é um Idiofone de altura definida (significa que as notas do instrumento podem ser afinadas de acordo com as escalas definidas) e é também considerado um instrumento de percussão. Muito semelhante a um Xilofone, a Marimba tem, no entanto, um som mais grave, umas lâminas mais compridas e largas, mas mais finas e tem uma caixa de ressonância constituída por tubos ( característica que mais a diferencia do Xilofone). A técnica de execução consiste no uso de duas a seis baquetas de lã ou feltro que ao percutirem as lâminas, provocam a sua vibração que ressoa através dos tubos ( as marimbas africanas tradicionais têm cabaças como caixa de ressonância) , proporcionando-nos um timbre maravilhoso.
Nos vídeos disponibilizados em baixo poderão assistir ao desempenho dos Marimba Ponies, um grupo de crianças japonesas que privilegia as marimbas como as construtoras principais da harmonia e melodia da música que interpretam ( a canção natalícia Sleigh Ride de Leroy Anderson e o clássico " A Primavera - 1º andamento" das Quatro Estações de Antonio Vivaldi). No terceiro vídeo deslumbrem-se com a música dos moscovitas Apocalypse Marimba Plus, que unem a Marimba a instrumentos de sopro ( trombone, trompa,tuba, trompete), a um violoncelo, a uma bateria e a um baixo, produzindo assim uma harmonia tenebrosa que chega a ser hilariante. Por último no quarto vídeo, apesar de não fazer ideia nenhuma sobre a identificação dos intérpretes( orientais são com certeza), o objectivo principal será mostrar-vos a execução da peça Xylophonia, escrita por Joe Green, na qual poderão diferenciar o timbre das Marimbas e de um Xilofone, que no caso é o instrumento solista.

Saudações de um Comparsa



6 comentários:

Ariadne disse...

Foi uma iniciativa fantástica, a publicação de um ciclo de artigos sobre os diversos instrumentos musicais... Muito obrigada, sr. prof.!!!

Por acaso, este Sábado de manhã tive a oportunidade de ver na RTP2 um documentário sobre a Marimba. Todos os Sábados, por volta do meio dia, dá um programa que em cada episódio aborda um instrumento musical em especial. Se puderem ver, não percam.

E já agora, uma vez que aqui não foi dito, antes a Marimba em vez de ter aqueles tubos por baixo, tinha umas bilhas... Ainda hoje se vêem.

Saudações de uma Comparsa*

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Não sei se a Marimba antiga seria assim. Desconhece-se a exactidão da sua origem, mas certamente que cada cultura adapta o instrumento provocando nele modificações e evoluções até chegar ao modelo mais convencional e consensual. A Marimba com bilhas é um instrumento tradicional africano, mas não sei afirmar se foi uma adaptação ou se foi o primórdio do instrumento. Já agora, no Brasil um grupo de músicos, os Uakti, conceberam uma Marimba com lâminas de vidro,mas foi pena eu não ter conseguido arranjar nenhum exemplo sonoro.

Saudações de um Comparsa

Ariadne disse...

Ahh!! Já acrescentaste uma fotografia da marimba com as bilhas, Mohammed. Ainda bem, para toda a gente ficar a conhecer.

Saudações de uma Comparsa*

Augusto disse...

Ó comparsa, bela iniciativa1! Tens aqui matéria para alguns posts... Posso dizer que a minha literacia musical já começou a aumentar.
Keep it coming!

Saudações de um Comparsa

Nemesis disse...

Ainda não tive oportunidade de ver os vídeos, mas apenas com a leitura aprendi uma série de coisas novas! Confesso que a minha literacia musical é muito fraquinha!
Este tipo de post deixa sempre vontade de que venha o próximo rápido, mas assim permite sedimentar a informação! ;)

Saudações a todos

Hugo disse...

Venha a literacia musical...
Tens matéria para muitos post.
Os jovens russos são de facto fantásticos, provavelmente já não foram todos educados no tempo dos soviets, mas certamente que os professores deles o foram :P
Saudações e parabéns pela iniciativa