domingo, janeiro 20, 2008

Som Nacional - Parte VI

No tão ansiado regresso desta rubrica, apresento três propostas completamente distintas da nova música portuguesa. Espero que gostem...

Sean Riley & the Slowriders

Este grupo conimbricense lançou no final de 2007, “Farewell”, o seu álbum de estreia. A força de Sean Riley & the Slowriders resulta da perfeita junção do próprio Sean Riley (voz e guitarra) com Bruno Simões (baixo) e Filipe Costa (órgão, harmónica e bateria). Sean Riley, um songwriter com uma maturidade invulgar para um estreante, coloca a força da sua composição na simplicidade das letras, nas guitarras acústicas e na intensidade dos elaborados arranjos criados pelos Slowriders. Baseando-se num estilo Folk-Rock, existiram desde logo associações imediatas a Bob Dylan, Tim Buckley e Leonard Cohen. “Farewell” é um disco coeso e inspirador onde todos os instrumentos parecem estar no lugar certo, o que nos vai fazer seguir este grupo com muita atenção nos próximos tempos.


Slimmy

Slimmy é o projecto do português Paulo Fernandes. “Beatsound Loverboy, o seu primeiro álbum, tem ambição internacional e um som que de lusitano tem apenas o bilhete de identidade. Slimmy é natural do Porto, mas criou em Londres a sua maqueta de apresentação e que por sua vez conseguiu notoriedade por parte da imprensa Inglesa. Na sua primeira aventura discográfica, Slimmy explora o seu mundo distorcido e louco de tensão sexual e amorosa, com vocalizações estridentes e o uso de falsete, batidas explosivas e guitarras cheias de raiva. Uma mistura que combina estilos como o electro, rock, disco, house, techno e pop. Slimmy já conseguiu chamar a atenção de alguns meios norte-americanos tendo um tema na banda-sonora da série CSI Miami.


Donna Maria

Donna Maria são um trio da grande Lisboa com fortes influências da música electrónica e uma alma profundamente portuguesa bem patente no recurso a instrumentos tradicionais, como a guitarra portuguesa ou o acordeão. “Música para ser Humano" é o seu segundo álbum e marca a sua entrada numa editora multinacional. Autores de uma música onde fado e pop se confundem, os três músicos são acompanhados por convidados como Rui Veloso, Raquel Tavares, Rão Kyao, Júlio Pereira e Luís Represas. A voz é um importante trunfo dos Donna Maria, Marisa Pinto canta em português de maneira cativante e convincente. É uma vocalização que combina na perfeição com a junção de ambientes sonoros electrónicos com arranjos tipicamente lusos que só a guitarra portuguesa e o acordeão conseguem transmitir.




5 comentários:

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

O Sean Riley tem uma sonoridade norte-americana, sem dúvida similar a bob dylan, um folk rock com raízes country, está giro. O Slimmy certamente terá muito sucesso lá fora, pois nós (consumidores de música) pouco valor damos ao que é nosso.
Gosto da originalidade dos Donna Maria (sou tendencioso pois dou mais valor à música portuguesa na nossa língua :)). Lembro-me bem da Marisa Pinto ser membro dos onda choc e de ser finalista do programa "Os Principais" apresentando pelo Pateta Bernardo. Sempre achei que a míuda tinha talento, mas como andou perdida tanto tempo, pensei que tinha esmorecido como muitas boas vozes o fazem permanentemente por cá. Fico feliz com este projecto, principalmente por ela, tem um timbre delicioso e canta extremamente bem. Gosto mais deste segundo álbum, mas penso que eles podem ainda fazer melhor, o futuro o dirá.

Saudações

P.S. Já tinha saudades do som nacional parte não sei das quantas :)

Hugo disse...

Gostei muito dos Slimmy, já vou procurar mais vídeos e quiça comprar/roubar.
Quanto aos outros aprecio a simplicidade do 1º, e a inovação dos Dona Maria, mas não era gajo de comprar/roubar música deles...

Saudações e viva o som nacional

Anónimo disse...

Como eu tinha saudades do "som nacional". Com muito prazer aqui venho, e com maior felicidade venho a descobrir boas sonoridades (e não só). E de facto foi aqui (já parece o prof. Saraiva) que eu conheci Sean Riley and the Slowriders. Um som muito agradável de se ouvir, principalmente para fãs de folk mais melódico, como dito.
Claro que em Abril era de real oportunidade ir vê-los à Guarda, ainda por cima com essa excelente companhia. É sem dúvida algo a combinar. Espero por vós lá.....
Aquele abraço!

El Che

Davidoff disse...

ohhhh grandes projectos!! sim é verdade regressei!! voltarei aos comentários e quiçá aos posts!! Apesar de tb valorizar e muito os temas em língua portuguesa, não posso deixar de admitir que os Slimmy me surpreenderam bastante mesmo! Já conhecia o som mas não fazia a mínima ideia da banda. Espero que sejam brindados pelo sucesso!
Qt a Donna Maria, já conheçia alguns dos seus temas! Aprecio bastante a sua voz, mas com videoclip não dá (perco-me no seu corpo mais depressa do que me encontro a apreciar o seu talento), já agora qt a este tema peca logo por aquela parte final do gajo a falar/cantar, enfim...

Por último SR&TSlowriders, tb já conhecia o tema aqui apresentado, que dos 3 será aquele que me cativa menos! Mais não direi enquanto não conhecer melhor!

Augusto disse...

Espero por esse regresso aos posts...