segunda-feira, janeiro 14, 2008

Eastern Promises - Promessas Perigosas


Com este seu novo filme, o realizador David Cronenberg prova que está em grande forma e prolonga o estudo sobre a violência iniciado com o igualmente extraordinário Uma História de Violência”. Sempre com uma forma muito própria de contar a história, Cronenberg manteve o estilo neste filme. Focalização nas relações humanas, ética, honra e violência explícita.

A história situa-se na Londres dos dias de hoje e gira em torno de Anna Khitrova (Naomi Watts), uma parteira que socorre uma jovem de Leste que morre ao dar à luz. Decidida a encontrar a família da criança, Anna segue o rasto do diário que ela deixou e de um cartão encontrado no seu interior o que a conduz a um restaurante tradicional russo. Porém, vê-se subitamente envolvida numa rede de criminalidade em que todos usam máscaras para esconder a verdadeira identidade. E é aqui que Anna se cruza com o misterioso Nikolai Luzhin (Viggo Mortensen), o motorista de uma das mais famosas famílias do crime organizado de Londres, com origem na Europa de Leste. A partir deste momento, várias vidas ficam no fio da navalha, numa angustiante cadeia de crimes e enganos que se desenrola através dos mais negros recantos desta família e da própria cidade de Londres.

É a história mais simples e violenta dos últimos tempos, mas é também bela e uma lição de perfeição absoluta nos mais variados níveis: realização, argumento e interpretação. Os actores estão soberbos, dos principais aos secundários e Viggo Mortensen tem aqui, provavelmente, a melhor interpretação da sua carreira, construindo uma personagem de carácter indefinido, abstracta, que ao circular entre os dois mundos, acaba por misturar comportamentos e sentires numa vertiginosa descida aos abismos da alma humana.

Há imagens e cenas em”Eastern Promises” que tão cedo não esquecerei e ainda bem que assim é, destacando-se a sequência da luta na sauna que é tão explicitamente brutal, como recheada de humor negro e brilhantemente filmada. Cronenberg no seu melhor, num dos melhores filmes dos últimos tempos.




6 comentários:

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

EU adorei o anterior filme do Cronenberg. Terei que ver este também e agora que sei que entra a Naomi Watts não vou perder certamente. Sou apaixonado por ela :)

Saudações de um Comparsa

psycho killer disse...

Acho que o filme conta uma história simples e, apenas marcante pela frequente recorrência à violência - (sim, tão cedo não vou esquecer os dedos amputados e a bela da facada no olho!)..hehe
De qualquer forma há que evidenciar a interpretação de Viggo Mortensen à qual não fiquei nada indiferente.

De uma forma global acho q o filme não traz nada de novo nem de extraordinário.Para quem gosta de violência gratuita,uma boa dose de machismo e uma outra pitada de mistério esta é uma boa aposta.

Ariadne disse...

Já ouvi falar muito bem no filme e estou à espera que mo emprestem... Por isso nada mais posso dizer além de que o último filme do Cronenberg estava muito bom... Espero que assim este também esteja...

Saudações de uma Comparsa*

Hugo disse...

Fico ansiosamente à espera que alguém mo empreste...

Augusto disse...

Este filme estreou há pouco mais de um mês...
Decerto que não faltarão salas de cinema na capital. Estes alfacinhas não aproveitam aquilo que têm de bom...

Saudações de Um Comparsa

Ariadne disse...

Opá... A pessoa que me falou muito bem do filme viu-o antes de estrear em Portugal e eu fiquei à espera que mo emprestasse... No mês de Janeiro não há tempo para ir ao cinema... E eu bem que gostava que houvesse...

Saudações*