sexta-feira, dezembro 15, 2006

The Strokes


Quando em 2001 os The Strokes lançam o seu álbum de estreia "This Is It" nada seria como dantes. De repente, o rock volta a ser moda. Para muitos são vistos como os responsáveis por trazerem de volta as guitarras num panorama musical submisso aos blings-blings do hip-hop, sendo estes nova-iorquinos considerados os líderes de uma onda de revivalismo do rock de garagem.
Desde cedo existiu um rebuliço á sua volta, para o que contribuiu a também a sua imagem: jeans rasgados, tshirts desbotadas, o ar despreocupadamente sujo e angelical, ajudaram a construir e alimentar a áurea à volta dos Strokes. De repente, o rock volta a estar na moda, fazendo com que os adolescentes se quisessem parecer com junkies. São conotados com algumas bandas do pós-punk: Television, Stooges e Velvet Underground. Aliás, são acusados de ser demasiado parecidos com os Velvet Underground, tanto pelo estilo vocal de Casablancas, similar a de Lou Reed quanto pela alternância entre Hammond e Nick Valensi como guitarrista principal, como acontecia na banda dos seus ídolos.
Em 2003, lançam "Room on Fire" e confirmam a sua popularidade, tanto a nível de vendas como de sucesso das digressões. Já em 2006, saiu "First Impressions Of Earth" e regressam aos tops de vendas, apesar do álbum ser considerado mais comercial pelos fãs acérrimos. Eu gosto bastante…
Aqui ficam alguns vídeos. Espero que gostem.
Saudações de um Comparsa

1 comentário:

Augusto disse...

Não há fãs dos Strokes por aí?