quinta-feira, novembro 23, 2006

Spraygrafia

A história da arte de pintura em spray começa oficialmente na década de 70, na cidade de La Zona Rosa, na Cidade de México, com Ruben Sadot Hernandez. Vinte anos depois deste movimento ter começado, esta arte tem uma expansão internacional, mesmo sendo pouco observada e aceite pelo grande comércio da arte.

O trabalho da maioria dos artistas tem que ser comprado na rua e os melhores sítios para os encontrar são locais movimentados, onde o clima seja agradável, no entanto, quando menos se espera estes mudam de sítio, seguindo a tradição dos nómadas tuaregues herdadas do mestre Sadot.

A Spraygrafia consiste no simples uso de tinta em spray para produzir desenhos que retratam cenários futuristas do espaço, natureza, ou de qualquer outra paisagem de ficção onde apenas a imaginação é o limite. Estas pinturas demoram cerca de 10 minutos a elaborar, o que atrai bastante as pessoas nas ruas.

A técnica é baseada na aplicação de várias camadas de spray, de diferentes cores, que depois são trabalhadas com os mais variados objectos, tais como tampas, metais, pedaços de cartão ou até simples folhas de jornal!!!

Eu próprio tive já a oportunidade de observar esta arte nas ruas de Porto Seguro e posso dizer que fiquei boquiaberto. Rapidamente fiquei agarrado aquela velocidade de movimentos e à execução. Primeiro confuso não sabia o que ia sair dali, mas aos poucos e poucos o desenho foi-se revelando, até que ...uau!!


Se quiserem observar um pequeno clip da elaboração de um desenho em Spraygrafia podem fazê-lo aqui.

Espreitem!!

5 comentários:

Davidoff disse...

Devido a um erro meu até ao momento não era possível comentar o post. Quem assim pretenda pode agora fazê-lo!!

Augusto disse...

Esses erros... Sim senhor, gostei deste post, a trazer uma onda diferente ao nosso blog. Saudações de um Comparsa

Anónimo disse...

Adorei!!!
Sempre tive um fascínio por artes plásticas, estando actualmente a iniciar-me nas lides da pintura a óleo, mas este tipo de arte é algo fantástico, não só pela rapidez, como pelas texturas e elevado nível de detalhes obtidos apenas com a ajuda de objectos tão simples como papel de jornal e um spray! Fiquei maravilhada com o vídeo!

Ass.: Uma assídua leitora do vosso blog!

Pedro Ventura disse...

Boa noite,eu comprei uma pintura de spraygrafia a uma artista de rua na Nazaré, mas durante o percurso para casa a minha sogra enrolou a pintura e ela danificou-se, ficou com um bocado rasgado.Gostaria de saber se onde são,e se era possível fazer-me uma cópia da pintura, pois adoro a pintura e fiquei muito triste.
Cumprimentos

Miguel disse...

Como se chama o papel onde se faz a spraygrafia?