Formados em 1979, os Marillion constituem um ícone na história do rock progressivo dos últimos 25 anos. Inspirados por lendas como os Genesis, os Yes, os Van der Graf Generation e os Pink Floyd, a banda começou por chamar-se Silmarillion. Mas problemas com a família do escritor J.R.R. Tolkien (uma das suas obras tem como título Silmarillion) fez com que o nome do grupo encurtasse para apenas Marillion. A constituição da banda foi altamente rotativa nos primeiros anos apenas se tendo mantido o guitarrista Steve Rothery. Em 1983 lançam o seu primeiro álbum Script for a Jester's Tear, iniciando-se assim a primeira era da banda, liderada pelo vocalista Fish, com o qual compuseram sucessos como Garden Party, Incommunicado, Kayleigh e Lavender. Depois de mais três álbuns originais, Fish decide seguir uma carreira a solo, e o quinto álbum da banda A Season's End (onde está incluído o sucesso Easter) contou já com a voz do actual vocalista Steve Hogarth marcando o início da segunda era da banda. Com os restantes elementos Steve Rothery na guitarra, Pete Trewavas no baixo, Mark Kelly nos teclados e Ian Mosley na bateria, os Marillion revigoraram o seu som, criaram a sua própria editora, o seu próprio estúdio e lançaram mais nove álbuns de originais, sendo hoje a banda britânica com mais discos gravados. Das suas obras irei destacar o majestoso Brave ( o meu preferido), o excelente Marbles e o fabuloso último álbum Somewhere Else lançado este mês, que será apresentado a 16 de Abril no Europarque em Santa Maria da Feira, e a 17 de Abril na Aula Magna em Lisboa. Este Somewhere Else que já tive o privilégio de ouvir, é considerado por muitos o melhor álbum dos Marillion, provando que com 25 anos de carreira e depois de 14 álbuns, a banda continua a superar-se a si própria. Faltar-lhes-á talvez o reconhecimento e a aclamação do grande público....
Poderão assistir aos vídeos dos temas que referi como sucessos carregando no nome dos mesmos. Na página deixo-vos com a interpretação ao vivo dos brilhantes The Great Escape e Living With the Big Lie pertencentes ao álbum Brave.
Saudações de um Comparsa
7 comentários:
Eu e o camarada já temos lugares marcados... Na terça feira lá estaremos na aula magna a representar o falcão e seus comparsas... Espero que seja um grande concerto.Depois venho contar como foi.
Saudações de uma Comparsa*
Estou contigo!
É a minha banda favorita.
E realmente o BRAVE é uma obra-prima só ao alcance de alguns.
Comprei agora o DVD e cada vez gosto mais daquilo.
Grande espectáculo... O Steve Hogarth tem uma grande presença em palco, é muito engraçado.
Foi pena sentir-se a inércia do público em relação às músicas do novo álbum... Mas foi uma forma de o ficarem a conhecer.
Grande música, a Living with the Big Lie...
Saudações de uma Comparta*
Ganda concerto, só foi pena n terem tocado só músicas do novo album.tocaram uma chamada beautiful,fds k bela trampa,mas mesmo assim gostei de quase todas(ja que a maioria era do novo album)ehehe.
Grande banda e grande concerto sem dúvida, esperemos que voltem brevemente!
Pergunto-me se já conhecem o clube de fãs oficial dos Marillion em Portugal: a Web Portugal (http://www.marillionados.com/).
Se não conhecem, visitem e ajudem a fazer a diferença quando se trata de trazer os Marillion de novo a Portugal.
Ah e já agora aproveitem também a promoção de Natal e juntem-se a nós... há direito a lugares privilegiados em concertos e a receber 2 fanzines anuais (produzidas por nós, em português com entrevistas exclusivas aos elementos da banda, etc.), newsletters, 1 CD exclusivo de Natal com mensagem divertida da banda e sempre uma musiquinha a propósito. :) Qualquer dúvida entrem em contacto.
Saudações Marillionadas e feliz Natal! :)
E as Listening Parties, Nelinha? Esqueceste-te de mencionar estas reuniões em que os Marillion vêm tocar para e conviver com os membros do Clube de Fãs, exclusivamente. Se só isso não é razão para pertencer, não sei o que é... ;)
Ariadne, e os concertos H Natural (Hogarth a solo ao piano), já viste algum? Têm um ambiente sensacional! Houve um em Julho deste ano e outro no ano passado, ambos na zona norte do país, organizados por membros do Clube de Fãs.
Juntem-se a nós, novos fãs de Marillion são sempre bem vindos! :)
Para os apreciadores de Marillion, fica a informação que poderão ver o Steve Hogarth ao vivo no dia 5 de Setembro de 2008, no Santiago Alquimista em Lisboa. O concerto é organizado pela WEB Portugal, Clube Oficial de Fãs de Marillion. Para mais informações e reserva de bilhetes, consultem http://www.zm-art.com/marillionados/hnatural2008. Passem a palavra a amigos!
Enviar um comentário