sexta-feira, maio 15, 2009

Os Filmes da nossa vida...

Caros Comparsas,
o que vos venho pedir hoje é um exercício que não é fácil, mas que penso que será interessante e que ninguém se importará de fazer. Venho então perguntar-vos quais são os filmes da vossa vida, os que mais vos marcaram? Aqueles, que por uma razão ou por outra são importantes para vocês. Os que foram paixão à primeira vista ou aqueles que foram apreciando cada vez mais à medida que os foram vendo mais vezes. Ou ainda aqueles que vos recorda uma fase da vossa vida ou uma situação especial. Sim, eu sei que não é fácil, pois todos gostamos de tantos filmes... Aqui deixo a minha lista, e acreditem que muitos outros poderiam constar… Para facilitar, fiz uma lista de 10 e não hierarquizei os filmes que são os seguintes:


- O Padrinho de Francis Ford Coppola
- Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida de Steven Spielberg
- Fight Club de David Fincher
- The Big Lebowski
dos Irmãos Coen
- Pulp Fiction
de Quentin Tarantino
- O Pianista de Roman Polanski
- Heat de Michael Mann
- O Bom, o Mau e o Vilão de Sergio Leone
- The Departed de Martin Scorsese
- Garden State de Zach Braff


E vocês, quais são os filmes da vossa vida?

17 comentários:

Adelaide João Gama disse...

Olá,
Dificil desafio este. Vamos ao exercicio de memoria.
"In my mind" Os 10 imediatos :
- Chungking Express - Wong Kar-wai
- Abril - Nanni Moreti
- O Fiel Jardineiro - Fernando Meirelles
- Cidade de Deus - Fernando Meirelles
- Cinema Paraiso - Giusepe Tornatore
- O carteiro de Pablo Neruda - Michael Radford
- O Bom Rebelde - Gus Van Sant
- Million Dollar Baby - Clint Eastwood
- Gato Preto, Gato Branco - Kusturica
- Trainspotting - Danny Boyle

Um beijo amigo para ti. Outro para a minha querida Sofia.

lili (ah! cumprimentos da adelaide gama...)

Ariadne disse...

É um bom desafio! Apesar de achar que não vou conseguir escolher 10 filmes preferidos, são muitos...

Mas, de facto, há uns que marcam sempre diferentes fases da nossa vida!

Por isso aceito o desafio, mas tenho de pensar primeiro...

Volto depois!

Tami disse...

Augusto, aqui vai...

- Caramel
- Le fabuleux destin d'amelie poulain
- Chocolate
- Os Condenados de Shawshank
- Cidade de Deus

Depois volto para dizer os outros 5 =D

Beijão

Tami disse...

Augusto, os outros 5...

- Crash
- O Rei Leão (não vale rir, =D, foi o primeiro filme que vi no cinema!)
- Sex and the City (ou o Diabo veste Prada, ou O Amor Acontece...)
- Catch me if you can
- Slumdog Millionaire (tinha de ser!)

Com um beijo =)

Tami disse...

Já agora, lembrei-me que deveria haver um filme com a história do Principezinho, não achas? O meu livro preferido!

Beijão

Zoran disse...

Eu sinceramente sou um bocado avesso a listas... Fico sempre com a sensaçao de divida para com outros autores que ficaram de fora dessa lista. Mesmo assim vou tentar. A ordem é aleatória:

"Oldboy" - Park Chan-Wook
"Once Upon a Time in West" - Sergio Leone
"Big Fish" - Tim Burton
"Eternal Sunshine of the Spotless Mind" - Michel Gondry
"Mulholland Drive" - David Linch
"A Clockwork Orange" - Stanley Kubrick
"In The Mood For Love" - Wong Kar-Wai
"Se7en" - David Fincher
"Pulp Fiction" - Quentin Tarantino
"A Tale Of Two Sisters" - Ji-woon Kim

Aiiiii!! Ficam tantos de fora....

Augusto disse...

Pois eu ainda podia incluir o Snatch, Seven, Dead Man Walking, Amores Perros e Cães Danados. E ainda poderia continuar com mais alguns. Tens razão Comparsa, estas listas podem ser mesmo injustas... Mas as minhas escolhas foram para os que mais me marcaram...
Nunca li o Principezinho, mas é de admirar como é que nunca teve um filme. É tão conhecido...

Saudações de um Comparsa

Zoran disse...

Posso escolher mais 10? lol

psycho killer disse...

Bem, fui obrigada pelo autor do blogue a fazer esta lista...(hehe)..escusado será dizer que é tremendamente injusto e difícil, reduzir os filmes mais marcantes de sempre a uma lista de 10 opções, mas cá vai:

-"Velvet Goldmine", Todd Haynes
-"A Clockwork Orange", Stanley Kubrick
-"Trainspotting", Danny Boyle
-"Un Chien Andalou", Luis Buñuel
-"The Dreamers", Bernardo Bertolucci
-"The Piano", Jane Campion
-"21 Grams", Alejandro González Iñárritu
-"Lisbon Story", Wim Wenders
-"Before Sunrise", Richard Linklater
-"Mulholland Drive", David Linch

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Atenção que os melhores filmes da minha vida não implicam ser os melhores filmes que já vi. Vou referir aqueles que realmente me engasgaram, me empolgaram, me emocionaram e que me levaram a vê-los incessantemente sem nunca me cansar. Claro que isto de rastrear gostos é sempre injusto, mas aí vai:

"One Flew Over the Cuckoo's Nest" de Milos Forman

"Braveheart" de Mel Gibson

"Pulp Fiction" de Quentin Tarantino

"La vita è bella" de Roberto Benigni

"Saving Private Ryan" de Steven Spielberg

"Amores Perros" de Alejandro Gonzalez Inarritu

"Habla con Ella" de Pedro Almodovar

"Life of Brian" de Terry Jones

"Life is a Miracle" de Emir Kusturica

"The Lord of The rings: the fellowship of the ring" de Peter Jackon.

E Pronto, certamente mais 10 poderiam estar aqui.

Saudações de um Comparsa

Ariadne disse...

Tenho a certeza que me estou a esquecer de algum que devia estar aqui...

- "Aconteceu no Oeste", Sergio Leone
- "Taxi Driver", Martin Scorsese
- "Braveheart", Mel Gibson
- "Laranja Mecânica", Stanley Kubrick
- "O Fiel Jardineiro", Fernando Meirelles
- "Match Point", Woody Allen
- "Being John Malkovich", Spike Jonze
- "Big Fish", Tim Burton
- "Amor Cão", Iñárritu
- "O Fabuloso Destino de Amélie", Jean-Pierre Jeunet

Andei a fazer uma lista desde ontem. Devo dizer que tenho mais na lista que deviam estar aqui. Mas pronto. São só 10. Não vou fazer batota.

Saudações

Zecapah disse...

Boa noite a todos e um grande abraço ao Roquinha pela sua grande ideia de lançar este desafio.. as minhas escolhas, assim à cabeça, são:

Uma mente brilhante de Ron Howard

Scarface de Brian de Palma

O Jogo de David Fincher

21 gramas de Iñárritu (se bem que o amor cão não lhe fica atrás)

Perfume de mulher de Martin Brest (embora tenha uma história muito básica o Al Pacino faz, na minha opinião, o melhor papel dele)

Snacth de Guy Ritchie

Hannibal (2001) de Ridley Scott

The butterfly effect de Eric Bress

Sexto Sentido de Shyamalan

O Padrinho parte II de Francis Ford Coppola

Hugo disse...

quem tramou roger rabbit, por ter sido o primeiro no cinema;
star wars,os primeiros 3 a serem feitos,ou seja os últimos 3 episódios da saga;
The Doors,o mito de uma geração;
laranja mecânica;
shining,estes dois últimos vi muito novo,e marcaram-me ferros;
pulp fiction;
voando sobre um ninho de cucos;
underground;
taxi driver;
batman returns.
são 12 mas os da saga contam como 1:D

saudações

Davidoff disse...

fight club
seven
heat
o fiel jardineiro
21 gramas
mystic river
collateral
os condenados de shawshank
Depois em versão teenager:
predador
jurassic park

Davidoff disse...

O próximo post do género poderá ser as melhores séries/mini séries da nossa vida.

Saudações

Synne Soprana disse...

Não é tarefa fácil, mas aqui vai:

- "Mulholland Dr.", David Lynch (foi o mais fácil de escolher)
- "21 Grams" e "Babel", Iñárritu
- "Requiem for a Dream", Darren Aronofsky
- "Dogville", Lars von Trier
- "The Others", Alejandro Amenábar
- "Dolls", Takeshi Kitano
- "The Butterfly Effect", Bress e Gruber
- "Donnie Darko", Richard Kelly
- "Le fabuleux destin d'Amélie Poulain", Jean-Pierre Jeunet

Augusto disse...

O meu obrigado a todos os Comparsas que participaram neste pequeno (mas nem por isso fácil...) desafio que propus.
Os poucos filmes mencionados que ainda não vi fazem já parte da minha videoteca, o que é o concretizar do objectivo proposto desde o início deste blog: a partilha e discussão de gostos e ideias acerca de Música, Cinema e Televisão. Espero que este post tenha despertado também a vossa curiosidade e aumentado o vosso interesse pelo fabuloso universo do Cinema!

Saudações de um Comparsa