segunda-feira, maio 21, 2007

Chinatown

Mais de 30 anos passaram desde a estreia de «Chinatown», um dos primeiros grandes sucessos de bilheteira e de crítica de Jack Nicholson, que lhe valeu inclusivamente a sua segunda nomeação para um Oscar da Academia. Este clássico do film noir, realizado por Roman Polanski em 1974, segue os passos do detective privado Jake Gittes na Los Angeles dos anos 30. Ele é contratado para investigar um possível caso extraconjugal de Hollis Mulwray, marido de Evelyn (Faye Dunaway), mas acaba por descobrir algo bem maior do que aquilo que procurava. Gittes vai descortinando lentamente uma rede de conspirações e assassinatos que acabarão por colocar a sua própria vida em perigo… O final intensamente dramático é talvez uma das razões que eleva este filme a um clássico.
«Chinatown» teve umas impressionantes 11 nomeações para os Oscares (incluindo Melhor Filme, Realizador, Actor e Actriz), mas apenas conquistou a estatueta para o argumento de Robert Towne. Este era o ano de outro grande filme: «O Padrinho II». Jack Nicholson ganharia o seu primeiro Oscar no ano seguinte com a sua interpretação em «Voando Sobre Um Ninho de Cucos».
Nicholson gostava tanto da personagem, que foi rejeitando todos os papeis de detective propostos ao longo da carreira. Originalmente, «Chinatown» fazia parte de uma trilogia sobre Jake Gittes e Los Angeles, e o próprio Nicholson realizou e protagonizou «Two Jakes» em 1990. No entanto, cotou-se como um insucesso e «Cloverleaf», a terceira parte, nunca chegou a ver a luz do dia…
Vejam, porque vale a pena. Além disso, é sempre um prazer ver trabalhar este senhor…
"Forget it, Jake. It's Chinatown"



4 comentários:

Hugo disse...

Gosto muito do jack, é dos meus actores preferidos, se não mesmo o preferido. Vi este filme à já muitos anos, mas lembro me de ter gostado, apesar da idade. Vou tentar visualiza-lo em breve.
Também gostei de saber que na altura os Óscares premiavam filmes bons, não ligando apenas à receita de bilheteira. O titanic teve mais Óscares que o china town, loool.
Saudações bolcheviques

Ariadne disse...

Nunca vi este filme, gostava muito de ver. Se alguém tiver e me possa emprestar agradecia muito. O Jack Nicholson também é um dos meus actores preferidos, é dos melhores de sempre, sem dúvida...

Saudações de uma COmparsa*

psycho killer disse...

Também não vi este filme.Não pela usual falta de tempo,mas sim pela santa ignorância de não ter conhecimento de tal obra!..mesmo apesar da descrição que o comparsa Augusto elaborou e que o faz parecer um filme imperdível e incontornável!,não fosse este catalogado com a etiqueta de "Grandes Clássicos".
Parece ter um argumento bastante interessante.E é sempre um prazer ver o senhor Nicholson em acção.
Espero ter oportunidade de o ver em breve.(ou seja...daqui por dois meses,quando já não tiver a fazer trabalho de escrava.. *desabafo*) lol
Gostei desta ideia para a etiqueta de "Grandes Clássicos". :)
keep on going! :)

Augusto disse...

Eu depois empresto o filme a toda a gente...
A etiqueta "Grandes Clássicos" poderá servir para os Comparsas falarem de cinema, música, livros ou até mesmo séries de televisão.
Saudações de um Comparsa