quarta-feira, outubro 29, 2008

Daniel Mille

Está a decorrer na cidade de Torres Vedras o 5.º Festival de Acordeões do Mundo. No dia 27 de Outubro, a cidade oestina recebeu o músico francês Daniel Mille, acordeonista e compositor, considerado o melhor artista instrumental em Victoires du Jazz 2006. Acompanhado por músicos excepcionais, Alfio Origlio no piano, Jerome Regard no contrabaixo, Pascal Rey na percussão e Julien Atour no trompete, presenteou a plateia com um espectáculo musical primoroso e mágico, com canções subtis e uma sonoridade única.
Segundo o Ouest France, ce musicien unique propose un chant qui sidère par sa perfection soyeuse. Le son de l' accordéon, la façon de tenir une note jusqu' à l' extinction, le suspense qui fait frémir le silence, le choix des compositions toutes portées vers la mélodie qui vous pénètre sous la peau... Nunca tinha ouvido ninguém tocar acordeão de uma forma tão simples, delicada e ao mesmo tempo tão profunda e apaixonante.
Infelizmente, não consegui encontrar vídeos do quinteto ao vivo, mas ficam aqui dois vídeos com temas do último trabalho, Après la pluie, e um vídeo de Daniel Mille no trio Sans Soucis.




Ouçam muita música! Boa música!

Saudações de uma comparsa!

quinta-feira, outubro 16, 2008

FRINGE


Fringe é a nova série de drama criada por J.J. Abrams. Lançada dia 9 de setembro de 2008, é já considerada por muitos a melhor estreia de 2008. Contém aquela pitada de mistério e suspense, explorando a ténue linha entre a ficção científica e a realidade.

J.J. Abrams confessou mesmo para a crítica de televisão que a ideia do roteiro de Fringe surgiu através de outros êxitos televisivos, incluindo: Michael Crichton, The X-Files, Altered States e The Twilight Zone.

A história começa com um vôo internacional em pânico. Todos os tripulantes sofrem o efeito de uma substância misteriosa e batem as botas. A pele das criaturas simplesmente derrete! Deste ponto iniciam-se as investigações que levarão a descobrir que o que aconteceu com o vôo 627 é apenas um pedaço de uma verdade maior e mais chocante. Enfim alguns dos ingredientes necessários para a gente destruir mais algumas das nossas preciosas horas de vida em frente ao ecrã!

Naturalmente podem e devem espreitar o seguinte trailer!





Saudações de um comparsa!

domingo, outubro 05, 2008

Elbicho


Elbicho é uma surpreendente banda formada por sete músicos espanhóis: Miguel Campello (voz), Victor Iniesta (guitarra), Carlos Tato (baixo), Toni Mangas (bateria), David Amores (percussão), Juan Carlos Aracil (flauta) e Pepe Andreu (trompete).
Miguel Campello, natural de Alicante (Este de Espanha) e Victor Iniesta, madrileno, conheceram-se em 2001 na Escola Popular de Música de Madrid. Começaram a tocar juntos, e pouco a pouco foram-se juntando os restantes membros da banda, o que permitiu criar um conjunto perfeito, composto pelas influências mais díspares, donde nasceria a proposta artística de Elbicho. Como os próprios dizem, a música não tem fronteiras. Deste modo, oferecem-nos uma proposta musical diferente e inovadora, que acaba por compor um estilo muito próprio e bastante original. Tendo como raiz o flamenco, fundem ritmos espanhóis, como o tango, a rumba e as “bulerías”, e ritmos afro-latinos ao jazz e ao rock.
A banda espanhola tem já 3 álbuns editados. O primeiro, Elbicho, de 2003, Elbicho II de 2005 e o mais recente Elbicho VII de 2007.
Os vídeos que vos apresento são de concertos ao vivo, "el directo es el hábitat natural de la banda, son músicos de calle y así lo demuestran cada vez que suben a algún escenario".



Ouçam muita música! Boa música!

Saudações de uma comparsa

sábado, outubro 04, 2008

Mad Men

“Mad Men” é mais uma série criada por Matthew Weiner, uma das mentes por trás da conhecida e aclamada “The Sopranos”. Esta série dramática tem o seu epicentro numa das mais prestigiadas agências de publicidade de Nova Iorque (a Sterling Cooper), no início dos anos 60,e é interessante de ver como histórias sobre criativos e executivos publicitários nos conseguem cativar… Tudo gira à volta de Donald Draper (Jon Hamm), um dos génios da empresa e uma figura que depressa associamos à época. Misterioso, calmo, decidido, fascinante e imperfeito, mas, invariavelmente perdido.
Sem rodeios, “Mad Men” é uma grande série. E não o é pelas razões habituais. Apesar do belo argumento, dos diálogos bem escritos, das interpretações competentes, da realização segura ou da banda sonora ideal, o seu maior trunfo é o ambiente. A reconstituição histórica é espantosa. Os cenários, o vestuário, os penteados, a forma de pensar e agir, a tecnologia, enfim, os trejeitos da época, são capturados com uma precisão tremenda, de tal forma que, muito mais que sentir que estamos a ver uma obra ficcional situada nos anos 60, sentimos que estamos nos anos 60. É claro que uma das partes mais divertidas e viciantes desta série está na maneira como Matthew Weiner raspa essa superfície bonita e polida, revelando assim o negrume que vai dentro daquelas vidas perfeitas.
"Mad Men" é um tratado sobre os supostos papéis dos homens e das mulheres, a hipocrisia, a mentira, a ambição - tudo isto servido com razoáveis doses de provocação elegante. Esta bela série é complexa, inteligente, fascinante e até, como tudo, imperfeita. Podem não ficar cativados à primeira, mas com o tempo vão ficar viciados com o fumo constante, o copo na mão em pleno escritório, os adultérios e vidas duplas, a luxúria visual e a atenção milimétrica ao detalhe. Aconselho vivamente, apesar de saber que não será para todos. Ainda de referir que foi a surpreendente vencedora dos Globos de Ouro nas categorias de Melhor Série Dramática e Melhor Actor e que a podem encontrar aqui. Quanto a mim, estou ansiosamente à espera que segunda temporada esteja disponível...
Saudações de um Comparsa