
Os Deolinda são um novíssimo e original conceito de música popular de Portugal inspirado pelo fado e pelas raízes tradicionais da canção portuguesa. Formados em 2006 por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo. O recente sucesso deste grupo deve-se em parte, em ter encontrado uma forma nova, original e divertida de cantar o que o fado canta, sem a tradicional guitarra portuguesa e através de uma person
agem fictícia chamada Deolinda.

Acabam de lançar o seu disco de estreia intitulado Canção ao Lado, onde apresentam catorze canções que têm tanto de boa disposição, como de melancolia e de seriedade, onde contam pequenas histórias com personagens típicas portuguesas e cenários típicos do fado, num Portugal moderno e cosmopolita.
Formados pelos guitarristas Luis e Pedro Martins, pelo contrabaixista Zé Pedro Leitão e pela vocalista Ana Bacalhau, os Deolinda são claramente um projecto de fusão que interliga fado, pop e jazz. Com o fado como mira, mas acertando-lhe de propósito um pouco ao lado, os Deolinda são mais uma lufada de ar fresco na nova música portuguesa.
Saudações de um Comparsa
Muito interessante este projecto dos Deolinda!! Gosto princiapalmente da inovação e da originalidade.
ResponderEliminarSaudações de uma comparsa*
Caro Augusto,
ResponderEliminarA escolha é bastante boa. é muito bom saber está entre as tuas opções!
Um abraço apertado e amigo
de uma pinhelense distante
Great, Pedro Augusto!
ResponderEliminarSou fã incondicional, mas isso tu já sabes, amigo!
Vamos lá fazer do Movimento Perpétuo Associativo o novo hino nacional!?
Assinem a petição! Não custa tentar! =)
Beijinhos de Borboleta