segunda-feira, dezembro 18, 2006

Borat: Aprender Cultura da América Para Fazer Benefício Glorioso à Nação do Cazaquistão


Tudo o que ouviram dizer é verdade. Digo-vos que nunca ri tanto durante tanto tempo seguido com nenhum filme, o que significa que se Borat for avaliado pela quantidade de gargalhadas que provoca no espectador é um sério candidato a melhor comédia de todos os tempos. Borat Sagdiyev é uma das personagens criadas pelo actor inglês Sacha Baron Cohen para o seu programa televisivo “The Ali G Show”, é um jornalista do Cazaquistão, prestes a ser enviado aos Estados Unidos pelo seu governo para aprender sobre a cultura americana e poder regressar com ideias para modernizar o seu país. O seu documentário começa na sua terra natal, onde Borat apresenta a sua família, incluindo a sua irmã, (que ocupa o 4º lugar da melhor prostituta do seu país), e os seus vizinhos, incluindo o violador da aldeia. Borat é um monumento de sátira demolidora a todos os preconceitos, hipocrisias, taras e manias da sociedade americana. E o mais incrível é que ele nem precisava de se esforçar - os americanos com quem Sacha Baron Cohen entra em contacto (defensores fundamentalistas da moral e dos bons costumes, racistas, fascistas, homófobos, fanáticos) fazem boa parte da comédia (involuntária). Borat: Aprender Cultura da América Para Fazer Benefício Glorioso à Nação do Cazaquistão é estúpido? Sim. É um filme na verdadeira essência do termo? Não. Se é das obras mais hilariantes que já vi? Definitivamente sim. De trazer as lágrimas aos olhos. E a meu ver, a uma boa comédia não deve ser pedido mais do que isso: eficácia de riso.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

The Strokes


Quando em 2001 os The Strokes lançam o seu álbum de estreia "This Is It" nada seria como dantes. De repente, o rock volta a ser moda. Para muitos são vistos como os responsáveis por trazerem de volta as guitarras num panorama musical submisso aos blings-blings do hip-hop, sendo estes nova-iorquinos considerados os líderes de uma onda de revivalismo do rock de garagem.
Desde cedo existiu um rebuliço á sua volta, para o que contribuiu a também a sua imagem: jeans rasgados, tshirts desbotadas, o ar despreocupadamente sujo e angelical, ajudaram a construir e alimentar a áurea à volta dos Strokes. De repente, o rock volta a estar na moda, fazendo com que os adolescentes se quisessem parecer com junkies. São conotados com algumas bandas do pós-punk: Television, Stooges e Velvet Underground. Aliás, são acusados de ser demasiado parecidos com os Velvet Underground, tanto pelo estilo vocal de Casablancas, similar a de Lou Reed quanto pela alternância entre Hammond e Nick Valensi como guitarrista principal, como acontecia na banda dos seus ídolos.
Em 2003, lançam "Room on Fire" e confirmam a sua popularidade, tanto a nível de vendas como de sucesso das digressões. Já em 2006, saiu "First Impressions Of Earth" e regressam aos tops de vendas, apesar do álbum ser considerado mais comercial pelos fãs acérrimos. Eu gosto bastante…
Aqui ficam alguns vídeos. Espero que gostem.
Saudações de um Comparsa

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Dexter

Orfão aos 3 anos e carregando um traumático segredo, Dexter é adoptado por um polícia de Miami, que rapidamente reconhece as suas tendências homicidas e a sua falta de sentimentos, ensinando-o a canalizar essa crescente obsessão pela vivisecção humana de uma maneira "construtiva" - matando apenas criminosos que escaparam às malhas da justiça!

Durante o dia Dexter é um agente forense especializado na análise de padrões de sangue, um perfeito cavalheiro, que se esforça por simular emoções normais, manter uma aparência carinhosa, bem como ser uma pessoa social. Durante a noite torna-se num serial killer que ritualisticamente mata outros serial killers. A série ganha ainda uma maior intensidade quando Dexter se apercebe que encontrou um adversário à sua altura!!

Esta série, do género crime/drama é para mim uma das, senão a melhor estreia deste ano, pois veio trazer algo de novo aos ecrãs. Para os fãs do filme Seven, sigam o meu conselho e vejam o episódio piloto desta série!! Não se assustem pelos 50 min. aproximadamente de cada episódio, pois quando este chega ao fim parece que o tempo voou!!

A série conta já com nove episódios e devido ao sucesso alcançado uma segunda season está prevista para 2007.
Quanto ao trailer da série podem e devem vê-lo aqui! Espero que gostem!!

Saudações de um comparsa.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Opeth


De regresso a Portugal, os suecos Opeth serão talvez a mais fantástica banda do panorama underground mundial.
Donos de uma sonoridade ímpar, este quinteto caracteriza-se pelo contraste existente entre os elementos mais leves de guitarra (com influências de folk e jazz) e canto, combinados com a agressividade do death metal. Instrumentalmente oferecem- nos profundos e intimistas diálogos entre guitarras, linhas de baixo simples e contínuas, ritmos de bateria enérgicos e pontuais melodias de piano melancólicas. Tudo isto aliado à grande capacidade vocal do líder Mikael Akerfeldt, ( alternando o seu registo entre o melódico e o gutural) que os coloca entre os mais consistentes grupos musicais deste novo século.
Formada em 1990 esta banda conta já com 8 albuns de originais, dos quais destaco " Blackwater Park" de 2001, que está sem dúvida entre os melhores de sempre.
Para ver ao vivo dia 9 de Dezembro no Paradise Garage em Lisboa e dia 10 de Dezembro no Hard Club em Gaia.
Em baixo poderão assistir ao vídeo "Closure", um excelente tema extraído do seu recente dvd "Lamentations".

Saudações de um Comparsa